João Almeida lança Pogacar para a vitória e sobe a 4.º na Catalunha
João Almeida liderou fez "estragos" no pelotão antes do ataque vitorioso de Pogacar na Volta à Catalunha (UAE - Emirates)

João Almeida lança Pogacar para a vitória e sobe a 4.º na Catalunha

CICLISMO19.03.202419:19

Português escalou 45 lugares na 2.ª etapa, em dia de mais uma demonstração de poder do esloveno

João Almeida terminou concluiu a 2.ª etapa da 103.ª edição da Volta à Catalunha no 3.º lugar… entre os humanos – 4.º na geral, se incluirmos o extraterrestre Tadej Pogacar.

O ciclista português da UAE Emirates foi o fiel escudeiro do esloveno que, em nova demonstração de poder, atacou a seis quilómetros da meta colocada no alto de Vallter 2000, fazendo esse percurso com uma incliunação média superior a 6 por cento e terminou isolado, ganhando mais de 1m20 aos dois primeiros perseguidores, Mikel Landa (Soudal Quick-Step) e Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), que chegaram imediatamente à frente de João Almeida.

A etapa que teve 186,5 quilómetros foi muito dura, contribuindo para isso também a muita chuva que caiu durante toda a tirada e que tornou ainda mais pesada a subida de categoria especial colocada a mais de 2.000 metros de altitude.

Também não foi alheio à dificuldade da subida final o excelente trabalho feito por João Almeida na liderança do pelotão. O ritmo imposto pelo português na frente de corrida foi encurtando o número de ciclistas no grupo principal, preparando terreno para o ataque demolidor de Pogacar e que avançou a solo para um triunfo categórico, agarrando ainda os 10 segundos de bonificação extra.

A Visma-Lease a Bike, vencedora das três grandes voltas da época passada, foi uma das principais vítimas do dia, tendo Sepp Kuss, campeão da Vuelta em 2023, terminado no 12.º lugar, a mais de dois minutos de Pogacar, como o melhor da equipa neerlandesa, seguido de Cian Uijtdebroeks, o segundo da equipa, que chegou quase a três minutos do líder, na 23.ª posição.

Na classificação geral, Pogacar é, naturalmente, o novo líder, com 1m35 de vantagem sobre o espanhol Mikel Landa e 1m38 para o russo Aleksandr Vlasov. João Almeida subiu também a quarto da geral, a 1m56 do companheiro de equipa. O top-5 é fechado pelo francês Lenny Martínez (Groupama-FDJ).

Nesta quarta-feira, vai para a estrada a 3.ª etapa, com muita montanha novamente. Nos 176,7 quilómetros entre Sant Joan de les Abadesses e Port Ainé, que representa mais uma chegada em montanha de categoria especial, à qual se soma uma outra contagem da mesma categoria e uma de 1.ª categoria.