Iúri Leitão explica título europeu de pista em scratch: «Quando os outros estavam desgastados, ataquei!»
Iúri Leitão medalhado de ouro no pódio e com a camisola das estrelas, símbolo de campeão europeu (FPC)

Iúri Leitão explica título europeu de pista em scratch: «Quando os outros estavam desgastados, ataquei!»

CICLISMO12.01.202422:28

O único tricampeão europeu nesta disciplina de pista afirma que a medalha de ouro é «recompensa por todo o trabalho» que tem realizado

O novo campeão europeu de scratch, Iúri Leitão, considerou que o ouro na corrida do Campeonato da Europa de pista de Apeldoorn, Países Baixos, é «uma recompensa».

O único tricampeão europeu de scratch destacou a relevância de «começar um ano tão importante com o pé direito», numa alusão aos Jogos Olímpicos Paris-2024. «Depois do bom desempenho no madison [quarto lugar com Rui Oliveira], vencer o scratch é muito encorajador para tudo o que temos pela frente neste ano, e é a recompensa por todo o trabalho que temos vindo a realizar», afirmou o corredor, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

O campeão mundial de omnium em 2023 analisou a corrida, considerando que foi «muito mexida», a exigir «sangue frio, para não gastar energia demasiado cedo» e definindo-a como «chave do sucesso» antes do ataque decisivo a nove voltas do final. «Quando senti que os meus adversários estavam desgastados, fiz a minha jogada e resultou», disse Leitão.

O corredor, de 25 anos, terminou a prova em 16.40 minutos, a uma média de 54 quilómetros por hora, batendo o austríaco Tim Wafler, segundo após retificação dos comissários da classificação, e o dinamarquês Tobias Hansen, terceiro, para dar a Portugal a primeira medalha nesta edição dos Europeus.

O atual campeão do mundo de omnium, uma disciplina olímpica, soma este título europeu aos já conquistados, na mesma disciplina, em 2020 e 2022, conquistando a sétima medalha em campeonatos da Europa. Em 2021, Rui Oliveira foi o campeão da Europa desta disciplina, mas Leitão é, a partir de hoje, o único tricampeão europeu de scratch, acima dos dois ouros do espanhol Sebastian Mora.

Selecionador Gabriel Mendes: «Resolveu de forma exímia»

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, destacou a «corrida fantástica» de Iúri leitão, numa competição «muito movimentada e difícil» que o corredor português resolveu «de forma exímia».

«Conseguiu surpreender com um ataque extremamente forte e é campeão da Europa com muito mérito», declarou o técnico.