Identificado espectador que atirou boné para as rodas de Van der Poel na Roubaix

Identificado espectador que atirou boné para as rodas de Van der Poel na Roubaix

CICLISMO09.04.202417:19

O sindicato francês dos ciclistas profissionais que o indivíduo, uma mulher belga, cumpra serviço comunitário: reparar o pisos empredrados da Paris-Roubaix

O sindicato francês dos ciclistas profissionais (UNCP) apresentou esta terça-feira uma queixa às autoridades francesas contra um espectador que atirou um boné para as rodas da bicicleta de Mathieu van der Poel durante a Paris-Roubaix, no domingo.

Pascal Chanteur, presidente do UNCP, esclareceu ao Cyclism'Actu, que o motivo da queixa é levar a uma acusação por ameaça à integridade física, risco imediato de morte ou enfermidade por violação deliberada das regras de segurança ou da prudência», começou por explicar o dirigente francês.

«Não vamos exigir-lhe o pagamento de multa ou mais do que isso. Queremos apenas que seja condenada a uma pena de serviço comunitário em associações de conservação e manutenção das pedras do pavimento da clássica Paris-Roubaix. Os nossos amigos da organização da Paris-Roubaix estão sempre necessitados de almas caridosas», afirmou Chanteur.

Segundo o Het Nieuwsblad, a espectadora foi identificada, na segunda-feira, e deverá apresentar-se à organização da Paris-Roubaix ou às autoridades francesas. Trata-se de uma cidadã belga e esteve a assistir à corrida a convite da empresa Eventor, numa zona privada para convidados VIP, clientes e personalidades.

O responsável da Eventor que organiza o evento empresarial na Paris-Roubaix há mais de 15 anos, identificado pela Het Nieuwsblad como Olivier, acrescentou mais alguns elementos ao caso. «Quando vimos as imagens, não pensámos que a mulher fizesse parte do nosso grupo. Ela não tinha o certificado acreditação para entrar e sair de nossa tenda. Mas investigámos e perguntámos a todos os nossos convidados se conheciam a senhora em questão. Se o que fez foi deliberado, então, como responsáveis pela presença da pessoa naquela zona, obviamente consideramos o que fez escandaloso. Mas todos têm direito ao benefício da dúvida. Agora cabe a essa pessoa em questão contar a sua história», afirmou.

As imagens foram captadas pelas câmaras de televisão a 42 quilómetros da chegada, quando Mathieu van der Poel pedalava isolado para a vitória na Paris-Roubaix. Um espectador, à esquerda do corredor neerlandês, atirou um boné em direção à bicicleta do campeão do mundo, mas sem consequências.

Refira-se que Van der Poel já tinha sido visado por um espectador na Volta a Flandres, uma semana antes da Paris-Roubaix, que lhe atirou cerveja, e que, entretanto, também foi identificado, incorrendo em processo judicial.

Note-se, igualmente, que o ciclista da Alpecin-Deceunick cuspiu espectadores durante uma corrida de ciclocrosse na temporada defendendo-se do ato por insultos continuados dos adeptos em causa.