Francês Lapeira vence na chegada da volta basca ao seu país
Francês Lapeira vence na chegada da volta basca ao seu país

Francês Lapeira vence na chegada da volta basca ao seu país

CICLISMO02.04.202418:31

Paul Lapeira, de 23 anos, corredor da Decathlon AG2R La Mondiale, foi o mais rápido de um grupo de 40 unidades que se apresentou na meta em Cambo-les-Bains. Primoz Roglic mantém camisola amarela

A segunda etapa da Volta ao País Basco terminou em França esta terça-feira e teve a vitória de um francês. Paul Lapeira, jovem corredor da Decathlon AG2R La Mondiale, foi o mais rápido de um grupo de 40 unidades que se apresentou na meta em Cambo-les-Bains, após 160 quilómetros desde Irun, para discutir o triunfo e conquistou-o, o primeiro em corridas do WorldTour.

O italiano Samuele Battistella (Astana Qazaqstan) e o belga Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) completaram o pódio do dia marcado pela chuva que deixou as estradas escorregadias motivando várias quedas. A 4 quilómetros da chegada um destes incidentes causou cortes no pelotão que provocaram perdas de tempo a alguns corredores importantes para a geral, com o britânico Tao Goeghegan Hart (Lidl-Trek) entre os mais afetados, perdendo 3.41 minutos.

Entre estes não estiveram os principais candidatos à vitória final na corrida basca de seis etapas, Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) - que preservou a camisola amarela - Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e Juan Ayuso (UAE Emirates), todos sem problemas para terminarem a jornada no grupo principal com o mesmo tempo do vencedor.

De resto, o esloveno, líder após a vitória no contrarrelógio inaugural da prova na segunda-feira, beneficia da perda de 23 segundos pelo anterior segundo classificado, Jay Vine (UAE Emirates), um dos corredores envolvidos na referida queda na aproximação à meta, e reforça para 10 segundos a vantagem para o mais direto adversário, que agora é o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek).

Notas ainda para as bonificações de 2 e 1 segundos obtidas por Juan Ayuso e Remco Evenepoel num sprint intermédio, e para a boa etapa de Nelson Oliveira (Movistar), terminando-a integrado no grupo principal, na 38.ª posição.

O espanhol fica a 14 segundos de Roglic na 4.ª posição e o belga na 3.ª, a 10 segundos do esloveno, primeiro classificado. O português subiu seis lugares na geral para o 12.º.

A terceira etapa, quarta-feira, entre Ezpeleta e Altsasu, na distância e 190,9 km, tem como principal ponto quente uma contagem de montanha de 2.ª categoria a 19 km da meta.