Fonseca e Sampaio ficam fora de GP de Portugal e Slam de Paris
Patrícia Sampaio (IMAGO)

Fonseca e Sampaio ficam fora de GP de Portugal e Slam de Paris

JUDO09.01.202411:49

Não competirão no Grand Prix de Portugal, nem no Grand Slam de Paris; Odivelas tem 519 inscritos

Utilizando a permissão de, como país organizador, poder inscrever um máximo de quatro elementos em cada categoria, são 23 os judocas convocados pelos selecionadores Marco Morais, femininos, e Pedro Soares, masculinos, para o 3.º Grand Prix de Portugal, a decorrer no Multiusos de Odivelas, entre 26 e 28 de janeiro.

Prova que marca o arranque do Circuito Mundial 2024, assim como a reta final da qualificação para os Jogos de Paris-2024, para os quais Portugal tem, neste momento, oito elementos virtualmente apurados. Além das esperadas baixas de Telma Monteiro (-57 kg), a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo realizada em novembro, e Rochele Nunes (+78 kg), operada ao cotovelo, também em novembro, para retirar fragmentos de osso, na Seleção, onde 14 são mulheres, notam-se outras duas importantes ausências pertencentes à chamada equipa olímpica de onze: Jorge Fonseca (-100 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg) . 

Note-se que este quarteto foi responsável pela conquista de quatro das sete medalhas ganhas por Portugal nos dois anteriores grand prix. No caso de Patrícia, 9.ª no ranking mundial como olímpico, trata-se do melhor judoca luso em 2023, época em que além do bronze no Europeu, subiu seis vezes ao pódio no Circuito Mundial (1+1+4) em oito provas e tendo em 5.ª nas outras duas. A ausência de Fonseca e Patrícia estender-se-á para o fim de semana seguinte, no Grand Slam de Paris, onde a federação apresentará dez elementos mas com Jorge, Sampaio e Rochele a apenas participarem no estágio internacional que se segue. Em Odivelas, prova que já tem inscritos 519 judocas de 80 países, Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo, Maria Siderot (-52kg) Bárbara Timo (-63 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando e Anri Egutidze (-81 kg) serão as principais apostas de Portugal.