Diretor Técnico Nacional: «Momento único para a natação portuguesa»
José Machado, diretor técnico nacional (FPN)

Diretor Técnico Nacional: «Momento único para a natação portuguesa»

NATAÇÃO12.02.202421:55

José Machado reagiu à conquista da medalha de ouro de Diogo Ribeiro no Mundial realizado no Catar, em Doha

O Diretor Técnico Nacional reagiu à vitória de Diogo Ribeiro na final dos 50 metros de mariposa e afirmou que este «é um momento único para a natação nacional».

«Para o Diogo [Ribeiro] é uma afirmação de continuidade, passou do título de campeão do mundo de juniores para vice-campeão e agora campeão do mundo absoluto. É já uma figura incontornável no panorama nacional e começa a afirmar os seus créditos ao mais alto nível internacional, mas tirar mais ilações do que isto é prematuro», acautelou o dirigente em declarações à Lusa, referindo-se a uma possível medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

«Foi o que conseguiu chegar melhor, mas isso também foi fruto de vir a nadar mais rápido do que os outros. Foi uma chegada perfeita, com uma partida ao nível do Diogo, que não foi totalmente conseguida. [Senão], provavelmente ainda estaríamos também a falar do recorde nacional», analisou.

A prova em que o nadador de 19 anos conquistou a medalha, os 50m mariposa, não constitui uma categoria olímpica. No entanto, no Mundial, vai ainda competir nos 50m livres, 100m livres e 100m de mariposa - distâncias essas que fazem parte do programa olímpico -, e caso desempenho boas prestações aí, então é possível «tirar mais ilações».

«No último Campeonato do Mundo, o Diogo, apesar de ser vice-campeão do mundo dos 50 metros mariposa, não atingiu nenhuma das finais das outras provas», relembrou José Machado.