Campeão norte-americano Brandon McNulty voa no deserto dos Emirados
Brandon McNulty venceu contrarrelógio do UAE Tour 2024

Campeão norte-americano Brandon McNulty voa no deserto dos Emirados

CICLISMO20.02.202420:20

Corredor da UAE Emirates venceu o contrarrelógio do UAE Tour (2.ª etapa) e conquistou a camisola vermelha, símbolo da liderança da classificação geral

Brandon McNulty venceu o contrarrelógio (2.ª etapa) da UAE Tour, esta terça-feira, e ascendeu à liderança da Volta aos Emirados Árabes Unidos. O norte-americano da equipa do país anfitriã, UAE Emirates, cumpriu o percurso de 12,1 quilómetros, na Ilha Al Hudayriyat, em 13.27 minutos, a uma média no limiar dos 54 km/h.

Após a vitória do belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) na tirada inaugural, disputada ao sprint, sem grandes diferenças de tempos entre a esmagadora maioria dos corredores, o exercício individual contra o tempo foi o primeiro embate entre candidatos à vitória final na corrida de sete etapas, e foi oportunidade não desperdiçada pelo campeão dos Estados Unidos da disciplina, um dos corredores em melhor forma no início de temporada, recente vencedor da Volta à Comunidade Valenciana.

McNulty foi um dos primeiros a partir para a prova estabeleceu desde logo tempo de referência, que perdurou no topo da classificação da etapa até ao final.

Apenas os companheiros do norte-americano na UAE Emirates, Jay Vine e Mikkel Bjerg, ameaçaram-lhe a liderança, classificados, respetivamente, na segunda e terceira posições, a 2 e 4 segundos, e passam aos primeiros lugares da geral, a seguir a McNulty, que vestirá a camisola vermelha, símbolo de liderança no UAE Tour, na terceira etapa, na quarta-feira.

O norueguês Tobias Foss (INEOS Grenadiers), com mais 14 segundos do que vencedor, e o austríaco Rainer Kepplinger (Bahrain Victorious), com mais 16 s, fecharam o top-5 da etapa.

O português da UAE Emirates, Ivo Oliveira foi 14.º, a 36 segundos do seu companheiro de equipa, McNulty e ocupa a 22ª posição da geral, àquela distância do norte-americano.