Bernal lidera seleção no Tour da Colômbia
Egan Bernal, ciclista da INEOS (IMAGO/Photo News)

Bernal lidera seleção no Tour da Colômbia

CICLISMO14.01.202422:04

Daniel Martinez e Sérgio Higuita regressam à Europa e podem ser opção para a Volta ao Algarve

Com a ocupação por ambientalistas do Parque Nacional em Bogotá, que não permitem o final da última etapa do Tour da Colômbia UCI na mais popular zona de lazer da cidade, levou a organização a ter que mudar o local da chegada; «Já decidimos onde terminará a última etapa em Bogotá, para evitar problemas com os ambientalistas que respeitamos, só daqui por alguns dias divulgaremos o local», afirmou o presidente da Federação, Maurício Vargas.

Com uma fraca presença de equipas do World Tour, (Astana, Movistar e EF Education) alguns dos nomes sonantes que deveriam competir com as cores da seleção nacional tiveram problemas por não possuírem autorização das respetivas equipas.

Daniel Martínez e Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) que faziam parte dos convocados, não tiveram autorização para serem inscritos e regressam à Europa para representarem a equipa em outras competições, não sendo de excluir a possibilidade de correrem a Volta ao Algarve. 

Daniel Martínez assinou contrato até 2027 com a equipa alemã Bora-Hansgrohe (IMAGO/Beautiful Sports)

Recorde-se que Daniel Martínez foi o vencedor da algarvia em 2023 e constituiu uma das transferências mais surpreendentes no final da última temporada. O ciclista colombiano que assinou contrato até final de 2027 foi o vencedor do Dauphiné Libéré (2020), Volta ao País Basco (2022), Volta ao Algarve (2023) e tricampeão nacional de contrarrelógio.

Sergio Higuita com 26 anos e que tem contrato com a equipa alemã até 31 de dezembro, foi o vencedor do Tour da Colômbia em 2020, Volta à Catalunha em 2022, sendo um dos principais ciclistas da formação germânica ao lado de Jai Hindley, Lennard Kamna, Daniel Martínez e Primoz Roglic para as grandes voltas. 

Sergio Higuita tem vínculo com alemães Bora-Hansgrohe até 31 de dezembro 2024 (IMAGO/Sirotti)

O selecionador nacional da Colômbia, Carlos Mario Jaramillo confirmou que a seleção nacional será liderada por Egan Bernal (Ineos), que terá a companhia de Brandon Rivera (Ineos), Jonathan Restrepo e German Dario Gomez (Polti-Kometa), Jesus David Peña (Jayco) e Juan Diego Alba (Movistar-Ecuador).

Por questões logísticas, a UCI decidiu alterar o nome do Tour da Colômbia 2.1 para Tour da Colômbia UCI, mantendo a categoria internacional, que lhe permite ter a presença de equipas World Tour.