Bárbara Timo perde medalha de bronze no Grand Prix de Portugal
Bárbara Timo, 14.ª do ranking mundial de -63 kg, tinha conquistado a meldalha de ouro na edição de 2023 do Grand Prix de Portugal (SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

Bárbara Timo perde medalha de bronze no Grand Prix de Portugal

JUDO27.01.202417:41

Portuguesa, a competir na categoria de -63 kg, cedeu por wazari frente à húngara Szofi Ozbas e terminou a competição no quinto lugar

Bárbara Timo perdeu o combate pela conquista da medalha de bronze no Grand Prix de Portugal, este sábado, frente à húngara Szofi Ozbas e classificou-se na quinta posição na categoria de -63 kg.

Timo, de 32 anos, 14.ª do ranking mundial da categoria, sofreu dois wazari da adversária (nº 7 mundial), judoca que ganhou a medalha de bronze no Mundial de Doah-2023 e é dez anos mais nova do que a portuguesa.

«O sabor é muito amargo. Chegar às meias-finais em casa e sair sem medalhas deixam-me muito triste. Estava confiante, queria muito levar uma medalha. Os adeptos estavam comigo, fico com pena de não lhes ter dado uma alegria. O judo está tão forte, que [estas derrotas] fazem parte. A húngara tem bons resultados internacionais, como eu… Tive dificuldade em encontrar o espaço para entrar [na adversária], ela é de estatura baixa, dificultou-me. Fisicamente estou na minha melhor forma, mas não foi possível ganhar a medalha», declarou Bárbara Timo no final da competição.

Bárbara Timo chegou a este combate após ter ficado isenta da ronda inaugural, e na segunda ter necessitado de apenas 13 segundos para eliminar a indiana Himanshi Tokas (163.ª), ultrapassando depois a sul-coreana Jisu Kim (32.ª) com um segundo wazari a 1.39 minutos do fim, e nos quartos de final Inbal Shemesh (12.ª), impondo o terceiro castigo à israelita aos 41 s do prolongamento.

A judoca lusa foi depois derrotada nas meias-finais pela australiana Katharina Haecker (4.ª do ranking mundial), por wazari, após 3.19m de desgastante prolongamento.