Aí vão duas para Sam Welsford no Tour Down Under
Sam Welsford (BORA-hansgrohe) já ganhou duas etapas na primeira corrida do WorldTour da temporada

Aí vão duas para Sam Welsford no Tour Down Under

CICLISMO18.01.202416:23

Velocista australiano da BORA-hansgrohe soma vitórias na primeira e terceira etapas. Mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates) mantém liderança da geral. Ruben Guerreiro e António Morgado chegaram no pelotão

O australiano Sam Welsford está a revelar-se o velocista em melhor forma na primeira corrida do WorldTour da temporada de 2024, o Tour Down Under. O corredor da BORA-Hansgrohe somou esta quinta-feira, na terceira etapa da competição, a segunda vitória, após o êxito na tirada inaugural. Em ambas impôs as suas qualidades de sprinter, liderando o pelotão compacto na meta.

À chegada em Campbelltown, no final dos 145 quilómetros do percurso do dia, o corredor, de 27 anos, voltou a coroar o trabalho dos seus companheiros de equipa na preparação do sprint e venceu à frente de Elia Viviani (INEOS Grenadiers) e Dan McLay (Arkéa-B&B Hotels), segundo e terceiro na etapa.

O mexicano Isaac Del Toro manteve a liderança da classificação geral ao terminar a etapa integrado no pelotão, com o mesmo tempo de Welsford, e também os dois segundos de vantagem para o segundo daquela hierarquia, o australiano Corbin Strong (Israel-Premier Tech), e os cinco para o francês Axel Mariault (Cofidis), que subiu a terceiro.

«Vencer uma etapa já seria bom, mas vencer outra é muito especial», declarou Sam Welsford após a etapa. «Os rapazes [companheiros de equipa] deram tudo durante toda a etapa e mantiveram-se protegido do vento. É reconfortante que tenham acreditado em mim e que neste momento esteja numa vaga de sucesso», acrescentou o vencedor.

«As curvas nos últimos quilómetros eram bastante apertadas e complicadas e tivemos muito cuidado para evitar problemas», contou o velocista da BORA-Hansgrohe. «Mostramos ter a paciência necessária na aproximação à meta, o que não é fácil a velocidades tão altas. Os rapazes posicionaram-me perfeitamente no final e graças a eles consegui vencer diante dos maus fãs, o que foi fantástico», conclui o mais ganhador do Tour Down Under.

Os dois portugueses seguem igualmente a 11 segundos do líder da geral, depois de terem concluído a etapa no pelotão, Ruben Guerreiro (Movistar) na 18.ª posição e António Morgado (UAE Emirates) na 37.ª.

O dia ficou ainda marcado por uma queda coletiva dentro dos últimos 10 quilómetros, afastando, entre outros corredores, um dos favoritos, o recente campeão de fundo australiano Luke Plapp (Jayco-AlUla).

Na sexta-feira, a quarta etapa liga Murray Bridge a Port Elliot em 136,2 quilómetros, de novo com traçado maioritariamente plano como desafio para Del Toro se manter com a camisola laranja, símbolo de líder da classificação geral.