RESULTADO
Sporting 0-0 Benfica
FALTAS
Sporting 1-1 Benfica
Cassiano Klein pediu mais critério e consistência aos jogadores do Benfica com a bola controlada no jogo 2, mas, nos primeiros cinco minutos, o esférico queima nos pés dos encarnados. O Sporting está mais criterioso, mas volta a falhar no último terço.
MAIS UMA DE GUGIEL. Pauleta deu o melhor seguimento a um passe longo, mas Gugiel disse (outra vez) presente. Na sequência do canto, Merlim atirou por cima.
Paçó atira uma bomba ao lado. Entrada musculada dos leões. Bernardo Paçó volta, segundos depois, a aventurar-se no ataque e obra Gugiel a esticar-se. Benfica responde, mas Pauleta e Paçó, de carrinho, negam remate de Afonso.
Árbitros da partida analisam lance que motivou muitos protestos dos adeptos e jogadores dos leões. Afonso toca com o corpo na bola e motiva pedidos de penálti. Nada foi assinalado.
Léo Gugiel, que esteve em destaque no primeiro jogo, abre a conta no João Rocha com grande defesa com os pés a remate de Zicky.
O minuto de silêncio em memória do jovem de 17 anos da equipa de futsal do Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube que perdeu a vida em acidente de viação no sábado ficou marcado por cânticos, insultos dirigidos pelas duas partes... e muitos pedidos de silêncio.
ARRANCA A PARTIDA
Cinco inicial do Sporting: Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Merlim, Diogo Santos e Pauleta
Cinco inicial do Benfica: Gugiel, Arthur, Silvestre, Kutchy e Carlos Monteiro
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, vai assistir à partida na tribuna presidencial.
Nota para o grande apoio dos dois topos. É mesmo o melhor dérbi de futsal do Mundo.
... e do Benfica
Retratos do aquecimento do Sporting...
O #FutsalSCP termina o aquecimento ✅ Tudo pronto para o 𝐃𝐞́𝐫𝐛𝐢 🦁 #SCPSLB pic.twitter.com/IoImmOpaSZ
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) June 16, 2026
O Sporting preparou um espetáculo de luzes para o segundo jogo da final.
As três equipas entram na quadra. O Sporting anunciou lotação esgotada, mas ainda há muitos cadeiras por preencher no João Rocha a cerca de seis minutos do início da partida.
Já no Benfica, nota para a ausência de peso de André Coelho, um dos habituais e mais ávidos marcadores de Zicky Té. Carlos Monteiro regressa às opções
Composição da ficha de jogo do Benfica:
Léo Gugiel e Diogo Carrera; Silvestre, Afonso Jesus, Raúl Moreira, Lúcio Rocha, Higor, Arthur, Pany Varela, Kutchy, Carlos Monteiro, Diego Nunes, Diogo Almeida e Jacaré
Bruno Maior é baixa nos leões em relação ao primeiro jogo.
Composição da ficha de jogo do Sporting:
Bernardo Paçó e Pedro Silva; Tomás Paçó, Zicky Té, Diogo Santos, Wesley, Pauleta, Valério, Chishkala, Bruno Pinto, Merlim, Rocha e Allan Guilherme
O cortejo dos adeptos do Benfica chegaram ao Pavilhão João Rocha a replicar sons de verylight, aludindo à morte de um adepto do Sporting na final da Taça de Portugal, em 1996. Adeptos das duas equipas trocaram insultos.
O dérbi desta noite será o oitavo da época. O Benfica saiu vencedor na primeira volta da fase regular (4-2), na primeira mão dos quartos de final da Champions (4-3), na final da Taça de Portugal (6-5) e no jogo 1 da final (2-1), enquanto os leões venceram na Supertaça (6-1) e na segunda mão dos quartos da prova milionária (7-4). O duelo da segunda volta da fase regular terminou empatado (2-2).
Quatro triunfos para as águias, dois para os leões e um empate.
Já Cassiano Klein pediu «carácter» para derrotar «equipa muito estabelecida» e «muito difícil de combater» em «jogo dinâmico». O técnico das águias espera que as águias consigam ter maior «êxito» com a bola controlada e em lances de bola corrida, após terem rubricado um desempenho defensivo notável no primeiro jogo.
João Matos partilhou da opinião do comandante leonino na antevisão ao jogo 2. O capitão verde e branco lamentou «falta de frieza a finalizar», pediu «ambição», «crença» e «vontade de vencer» e destacou importância do segundo jogo «para quem termina a fase regular em segundo lugar».
O desacerto na finalização terá sido o tema primordial na preparação leonina para o jogo 2. Nuno Dias, no final da partida na Luz, exaltou a «falta de competência» verde e branca em frente à baliza. «Em 44 vezes acertar 9 vezes na baliza é demasiado curto para uma equipa que quer ser campeã nacional. Temos de ser mais eficazes.O Benfica foi melhor que nós no aspeto mais importante, a eficácia. Em 22 finalizações, acertou 12, nós em 44 acertámos 9. Não há milagres», frisou.
O Benfica parte em vantagem depois de ter vencido o primeiro jogo da final, na sexta-feira, em casa. As águias triunfaram por 2-1, graças a golos de Lúcio Rocha e Diego Nunes. Valério reduziu para os leões a seis minutos do final.
Sejam muito bem-vindos e bem-vindas ao acompanhamento ao minuto do dérbi entre Sporting e Benfica, a contar para o jogo 2 da final do play-off da Liga de futsal masculino. O pontapé de saída está agendado para as 21h15, no Pavilhão João Rocha.