Vitória justa e segura
(ANDRE ALVES/GRAFISLAB)

O MISTER DE A BOLA Vitória justa e segura

NACIONAL18.02.202416:33

A precisar de um resultado positivo, o FC Porto foi paciente, seguro e... brilhante

Estrela bem organizado

Foi com um espírito positivo, a querer ganhar o jogo, que o Estrela da Amadora se apresentou, no sábado, no Estádio do Dragão. Foi uma equipa muito bem organizada, sobretudo nos minutos iniciais da partida. 

Conseguiu, ainda, incomodar Diogo Costa em algumas situações, bem como limitar a manobra portista nos primeiros 45 minutos. Porém, acabou por não ter argumentos, nem disponibilidade, para contrariar a velocidade, o ímpeto ofensivo, e a gestão sem sobressaltos dos dragões.

Segurança e paciência

Às custas de uma exibição consistente, o FC Porto chegou a uma vantagem confortável. Precisava de um resultado positivo: depois da derrota em Arouca, na jornada anterior, apenas a vitória interessava ao conjunto de Sérgio Conceição. 

Sabiam que iam defrontar uma equipa do Estrela que procurava explorar os contra-ataques, aproveitando os espaços deixados nas costas da linha defensiva azul e branca, pelo que houve cuidados redobrados no setor mais recuado, principalmente no segundo tempo, onde o domínio dos dragões foi ainda mais avassalador. 

A tarefa ofensiva foi dificultada pelo espaço reduzido dado pela defensiva do Estrela, que se apresentou com muita gente atrás. Ainda assim, os azuis e brancos criaram oportunidades suficientes para saírem do jogo com um resultado mais volumoso. 

Os jogadores do FC Porto mostraram doses elevadas de paciência e segurança, fatores decisivos que acabaram por valer os três pontos. A equipa de Sérgio Conceição foi muito pressionante na segunda parte, sempre à procura do golo da tranquilidade, que acabaria por chegar através de João Mário, com um belo disparo de fora da área.

Plantel que dá garantias

O FC Porto demonstrou, neste encontro, que tem um plantel muito consistente, que dá garantias a Sérgio Conceição para ainda lutar pelo título. Ainda nada está decidido. 

O plantel tem valores, tanto individualmente como coletivamente, para apresentar uma equipa muito forte em todos os jogos. É um plantel bastante equilibrado, o FC Porto tem uma equipa muito forte para encarar a segunda volta do campeonato, e agora também os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Francisco Conceição brilha de novo

A nível individual, destaco o melhor jogador do FC Porto, que para mim é o Francisco Conceição. É um jogador que está a demonstrar esta temporada, jogo após jogo, um rendimento muito elevado. 

Além do trabalho coletivo, há um trabalho individual, certamente, sobre o jogador. Mostra a todos que não é titular nesta equipa dos dragões por favor. É um jogador que, num futuro próximo, se mantiver esta humildade que tem demonstrado e continuar com esta progressão meteórica que tem protagonizado nos últimos encontros, poderá surgir numa convocatória da Seleção A. 

Foi o melhor jogador em campo no Dragão, frente ao Estrela da Amadora, apesar de ser necessário destacar todo o coletivo do FC Porto, que realizou uma exibição tranquila, com rasgos de brilhantismo, que permitiu o desejado regresso aos triunfos.