Troca de culpas na seleção espanhola: voltou do intervalo só com 10, ninguém sabe porquê... e perdeu
Aitana Bonmati (dta.), vencedora da Bola de Ouro, não regressou na segunda parte (Foto: IMAGO/ZUMA Wire)

Troca de culpas na seleção espanhola: voltou do intervalo só com 10, ninguém sabe porquê... e perdeu

'La roja' estava a vencer Itália, mas permitiu reviravolta após iniciar segunda parte com menos uma jogadora; selecionadora culpou Aitana Bonmatí, vencedora da Bola de Ouro, pelo momento insólito

A seleção espanhola feminina está a ser alvo de críticas após ter perdido pela primeira vez na fase de grupos da Liga das Nações, com Itália (2-3). Não pela derrota (que não impediu a qualificação), mas pelas circunstâncias da mesma: a equipa voltou do intervalo com apenas dez jogadoras, erro que gerou divergências no balneário na procura de culpados.

La roja até começou da melhor maneira e acabou a primeira parte em vantagem, graças a um golo de Athenea del Castillo (12'), porém a polémica surgiria no regresso do intervalo, quando o conjunto liderado por Montse Tomé reapareceu em campo com menos um elemento, o que abriu caminho à reviravolta italiana, iniciada por Valentina Giacinti (46') e confirmada por Michela Cambiaghi (57') e Elena Linari (64') - o melhor que Espanha fez foi reduzir por Esther González (76').

Confrontada com esta falha monumental, a selecionadora atribuiu culpas a Aitana Bonmatí, que ficou no balneário. «Ao intervalo, fizemos a substituição da Athenea pela Lucía [García], e mesmo antes de entrarmos para a segunda parte a Aitana avisou-nos com pouco tempo de antecedência que não podia continuar. Não tivemos tempo para que a Esther [González] aquecesse e entrasse. Por isso começámos com uma jogadora a menos», justificou, responsabilizando a vencedora da Bola de Ouro.

Athenea del Castillo, que inaugurara o marcador e outra das que ficou no balneário, pediu desculpa pelo erro: «São coisas que não se podem voltar a repetir. Foi um erro e pedimos desculpas.»

Pese a derrota, Espanha garantiu a passagem à próxima fase, devido ao deslize da Suécia com a Suíça (0-1).

Tags: