Quis assumir-se homossexual, mas...: «O meu advogado aconselhou-me a não sair do armário»
Thomas Hitzlsperger só revelou ser gay depois de pendurar as chuteiras (Foto: IMAGO/Kirchner-Media)

Quis assumir-se homossexual, mas...: «O meu advogado aconselhou-me a não sair do armário»

Thomas Hitzlsperger, ex-internacional alemão, diz que tema continua a ser tabu no futebol

O antigo internacional alemão Thomas Hitzlsperger explicou que quis tornar pública a homossexualidade enquanto era jogador, mas que o seu advogado o demoveu da ideia.

«[Em 2010] Já não podia reprimir os meus sentimentos. Até então, não podia imaginar que eu, entre todas as pessoas, podia ser gay», começou por dizer ao Bild, a propósito do documentário The Last Taboo, revelando que pensou fazer o anúncio em 2012, quando jogava no Wolfsburgo.

«O meu advogado aconselhou-me a não sair do armário. Disse-me 'em circunstância alguma fales disso'», afirmou o ex-jogador, admitindo que o tema continua a ser tabu no desporto rei.

«Sim, acredito que sim. Fala-se disso, mas os jogadores não identificam dessa forma. É tabu no campo e no balneário, também porque na Alemanha não se conhece nenhum futebolista no ativo que seja homossexual», sublinhou o vice-campeão europeu em 2008.

Mesmo que a sociedade já tenha evoluído em relação ao assunto, quando «se trata dos atores principais, os jogadores, há um problema. São sete os profissionais homossexuais conhecidos em todo o negócio. É pouco. Sempre me perguntei: 'quando sairá um jogador homossexual de uma das cinco principais ligas?'», afirmou.

«Jakub Jankto foi um desses casos. Tornou público, mas não falou muito depois disso. Foi aí que percebemos que não tinha de ser grande coisa», acrescentou.