Tebas e a nova proposta da Superliga: «Arruinaria economicamente os clubes e ligas nacionais»
Javier Tebas (Imago)

Tebas e a nova proposta da Superliga: «Arruinaria economicamente os clubes e ligas nacionais»

INTERNACIONAL28.12.202323:40

Presidente da La Liga mantém convicção de que é impossível os adeptos verem futebol gratuitamente

Javier Tebas voltou a reagir à nova proposta da Superliga, nas redes sociais, afirmando que este plano iria pôr em risco os campeonatos e clubes nacionais, que já têm dificuldades suficientes sem a sua existência: 

«Os clubes de toda a Europa sofrem atualmente enormes desequilíbrios financeiros que restringem a sua capacidade para competir tanto a nível nacional como internacional. Com esta nova proposta, as ligas nacionais beneficiariam de uma base mais ampla de clubes nacionais fortes e, ao mesmo tempo, permanecendo como o ponto de entrada inicial para competições de nível europeu.»

«A nova proposta da Superliga Europeia aumenta os pagamentos de solidariedade para clubes de base e não participantes para um mínimo de 400 milhões de euros por ano, mais do dobro das atuais competições europeias. Investir em toda a pirâmide do futebol é fundamental para um ecossistema saudável.», explicou o reeleito presidente da La Liga

Por fim, Tebas ironizou com a propalada possibilidade de, caso a Superliga seja uma realidade, os adeptos poderem ver futebol de forma gratuita: «Ah, como é maravilhoso ver a A22 Sports a oferecer TV gratuita… acham que são ‘seres superiores’ e que sabem mais sobre ligas nacionais do que as próprias ligas e os seus clubes. É inacreditável como eles não sabem que o seu modelo de competição proposto simplesmente arruinaria financeiramente clubes e ligas nacionais. São génios!»