TAD confirma suspensão de três anos para Luis Rubiales
Luis Rubiales (IMAGO)

TAD confirma suspensão de três anos para Luis Rubiales

INTERNACIONAL17.11.202315:20

Ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol não se livrou do castigo da FIFA

Luis Rubiales terá mesmo de cumprir a suspensão de três anos do futebol que a FIFA já lhe havia aplicado. A confirmação foi dada esta quinta-feira pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), 

Os três anos de castigo surgem na sequência do comportamento de Rubiales após a final do Mundial feminino de futebol, onde a Espanha venceu a Inglaterra, e são a soma de duas punições diferentes, cada uma com a duração de um ano e meio: uma por ter beijado a jogadora Jenni Hermoso sem o consentimento desta, outra por ter tocado nos seus genitais. 

Esta decisão implica que o ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) fique impedido de ocupar qualquer cargo relacionado com o futebol em todo o mundo até ao dia 30 de outubro de 2026.

Nota para o facto de esta decisão ser independente da proibição de três anos imposta pelo Comité Disciplinar da FIFA, a 30 de outubro, da qual Rubiales já começou a recorrer para o Comité de Apelo.

O diário espanhol Mundo Deportivo acrescenta que, mesmo após cumprir a suspensão, Rubiales estará para sempre impedido de ocupar qualquer cargo na RFEF.

Isto porque o comportamento e consequente castigo aplicado ao espanhol de 46 anos viola a lei do Conselho Superior de Deportes, órgão que regula as eleições na RFEF.