Sporting: preço de Gyokeres sem desconto
Gyokeres com a nova camisola que será do equipamento principal na próxima época (IMAGO)

Sporting: preço de Gyokeres sem desconto

NACIONAL22.05.202408:15

Interessados em Gyokeres tentados a experimentar SAD sobre possível descida do valor de venda Única facilidade será introdução de objetivos para chegar aos €100 M Proposta de renovação

Não há forma de levar Viktor Gyokeres do Sporting por menos de 100 milhões de euros. Os clubes interessados no goleador de 25 anos estão tentados a experimentar a administração leonina para terem algum tipo de desconto, mas os verdes e brancos, ao contrário da situação do central Ousmane Diomande, por exemplo (ver outra peça nesta página), não admitem promoções e apontam apenas ao valor da cláusula de rescisão. A única facilidade equacionada será a de fasear o pagamento com a introdução objetivos, de fácil concretização, que prolonguem o pagamento no tempo - por exemplo 85 milhões no imediato e os restantes 15 milhões mais tarde, uma vez alcançadas as metas contratualmente definidas.

Significa que os leões, mais do que empenhados, estão convictos na continuidade de Gyokeres em 2024/2025 (como esta terça-feira revelou o administrador da SAD com a pasta das finanças, Francisco Salgado Zenha). Para isso, como A BOLA adiantou, já preparam uma proposta de renovação com o avançado, que prevê revisão salarial e um aumento da cláusula de rescisão, não estando contemplado - ainda que esse não seja um cenário completamente descartado - um prolongamento do vínculo que, recorde-se, tem duração até junho de 2028.

O impacto de Gyokeres não apenas no Sporting mas no futebol português e a vontade de conquistar o bicampeonato faria sempre a administração esforçar-se ao máximo para segurar o goleador sueco. Mas esse esforço, naturalmente, esbarra nos 100 milhões de euros da cláusula de rescisão. Com a anunciada continuidade de Rúben Amorim, ainda mais sentido faz abdicar dos milhões do avançado para ficar com o proveito em golos, que também geram muitos milhões... Ou seja, o treinador sabe que contará com o empenho da SAD liderada por Frederico Varandas para lhe oferecer as melhores condições desportivas para uma nova temporada de sucesso a nível interno e também na Europa, com uma equipa competitiva para encarar a nova e ainda mais milionária Liga dos Campeões. Por isso, tudo fará para segurar os jogadores que o treinador considera intocáveis e que se perspetiva que sejam atacados no mercado: além do camisola 9, também Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves… Para fazer encaixes, surgem à cabeça Diomande e Marcus Edwards.

Viktor Gyokeres foi contratado no passado verão ao Coventry, por 20 milhões de euros, a mais cara aquisição da história dos leões - com objetivos, o valor chega aos 24 milhões de euros. Mas uma operação que se revelou... barata, porque o goleador termina a época, e ainda falta a final da Taça de Portugal - com o FC Porto no domingo, às 17.15 horas -, com 43 golos em 49 jogos e ainda 14 assistências.

Com o melhor marcador da Liga (29 golos) ficou, pois, mais fácil ao Sporting conquistar o título nacional e com o internacional sueco querem apontar ao bicampeonato.

Diomande para valer importante encaixe

Com Viktor Gyokeres considerado intocável por Rúben Amorim, tal como Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand ou Pedro Gonçalves, os leões têm de apontar a outros ativos para fazer encaixe financeiro. E é no defesa-central Ousmane Diomande que se colocam as fichas. O marfinense, contratado por 7,5 milhões de euros, em janeiro de 2023, aos dinamarqueses do Midtjylland, que o tinham emprestado ao Mafra, da Liga 2, tem cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, mas a administração está aberta a negociar por valores na ordem dos 50/60 milhões. Marcus Edwards também está no mercado por valores nas casa dos 20 milhões.