Sporting à procura da história
Gatti fez o golo da Juventus contra o Sporting há um ano; foto SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF

Sporting à procura da história

NACIONAL06.03.202408:44

Leão nunca chegou aos quartos de final de provas europeias em épocas consecutivas

Rúben Amorim tem, em declarações públicas, dado prioridade ao campeonato, em detrimento da Liga Europa, mas o Sporting tem, na eliminatória que hoje começa frente à Atalanta (primeira mão em Alvalade a partir das 17.45 horas), oportunidade de fazer história — nunca o leão chegou em épocas consecutivas aos quartos de final de competições da UEFA.

Os leões estão pela 63.ª temporada nas provas europeias (incluindo a Taça das Cidades com Feira, precursora da Taça UEFA e depois da Liga Europa, mas que a UEFA não contempla nos registos históricos, porque não era a organizadora), mas só em 11 atingiram os quartos de final. As duas ocasiões mais próximas temporalmente em que o conseguiram foi em 1985/1986, quando chegaram aos quartos de final da Taça UEFA (afastaram o Athletic Bilbao, mas caíram depois às mãos do Colónia), e 1987/1988, atingindo igual fase da Taça das Taças (eliminados, curiosamente, pela Atalanta, depois de afastarem o Kalmar). Pelo meio, em 1986/1987, ficaram-se pela segunda eliminatória da Taça UEFA, com o Barcelona como carrasco.

Há um ano, a equipa de Rúben Amorim navegou com sucesso os oitavos de final, eliminando de forma fantástica o Arsenal, nos penáltis — 2-2 em Londres, depois de 1-1 em Alvalade na primeira mão. A Juventus, nos quartos de final, revelou-se porém obstáculo impossível de transpor.

Igualar a campanha da época passada significará fazer história, mas não promete ser fácil. Não só por causa das históricas dificuldades do Sporting contra italianos, mas porque os oitavos de final são, tradicionalmente, fase complicada para a equipa de Alvalade: tem menos de 50 por cento de aproveitamento — 11 passagens, 13 eliminações. Mas este século os leões viraram os números: cinco apuramentos e três quedas nos oitavos, a mais recente na Liga dos Campeões de 2021/2022, às mãos do Manchester City.