Só uma hecatombe faz com que o Sporting não seja campeão
Gyokeres assinou o segundo diante do V. Guimarães (João Bravo/IMAGO)

O MISTER DE A BOLA Só uma hecatombe faz com que o Sporting não seja campeão

NACIONAL22.04.202412:24

Vitória natural e simples do leão, que não teve que se esforçar muito para ganhar

Ausência de Jota Silva

Neste jogo, antevia-se grande dificuldade para o Sporting ganhar. Um Vitória de Guimarães que está a fazer um excelente campeonato. Fez muitas mudanças no seu onze e a mais surpreendente foi a não titularidade de Jota Silva, que é o melhor jogador e que está a passar por um bom momento de forma. Um Sporting igual a si próprio, a jogar em 3-4-3. O Vitória de Guimarães em 5-3-2 e a não querer dar espaços ao Sporting para poder marcar golos.

Pote desbloqueia

Nos primeiros 20 minutos foi um jogo lento, sem grandes expectativas de golo e sem grandes oportunidades. O Vitória estava muito recolhido no seu meio campo, tentando fazer lançamentos em profundidade para os seus dois avançados. O que é certo é que isso também nunca aconteceu e o Sporting foi jogando devagar e dando alguma velocidade quando podia, mas notou-se claramente que o Vitória de Guimarães não queria fazer golos e acima de tudo não queria que o Sporting na primeira parte pudesse fazer golos. O Sporting começou a aumentar o ritmo, foi variando de jogo, e foi aparecendo Geny Catamo, Trincão, com Gyokeres a dar as suas sapatadas no jogo, Pote muito criativo… O Sporting depois faz um golo por Pote, numa excelente jogada coletiva e com a entrada de Bragança que a cada jogo que faz está a ficar cada vez melhor. O jovem médio fazia ruturas no espaço vazio e a bola acabou por sobrar para o Pote, que, de primeira, fez um golo e abriu o caminho para a vitória. Ainda na primeira parte, um segundo golo por Gyokeres, ao fim de cinco jogos sem marcar, deu uma maior tranquilidade para o Sporting poder gerir o jogo na segunda parte.

Bis de Gyokeres

A segunda parte não teve qualquer modificação, tanto da parte do Sporting como da parte da Vitória de Guimarães, e os leões acabam por fazer o terceiro golo também pelo Gyokeres, numa excelente jogada, um passo fantástico do Pote, em que Trincão dominou a bola sensacionalmente, e depois dá o golo de bandeja ao Gyokeres, que fez o 3-0, e o jogo ficou praticamente sentenciado, só faltava saber qual era o resultado final. O Vitória arrisca mais e coloca Nélson Oliveira e Jota Silva, mas já era tarde, porque os minhotos já estavam a perder por 3-0, e poderia até o Sporting ter aproveitado melhor os passos que o Vitória deu para ampliar a vantagem. O Vitória ainda teve uma oportunidade de Jota Silva que rematou ao lado, mas claramente viu-se que o jogo já estava entregue.

Vitória natural e simples

O Sporting acabou por ganhar bem este jogo, sem grandes dificuldades, porque dominou praticamente o jogo todo, e o Vitória foi uma sombra daquilo que chegou a apresentar. Foi pouco intensivo, principalmente na primeira parte, pouco dinâmico, pouco criativo, pouco ofensivo, e estava mais preocupado realmente em não sofrer golos. O Sporting está por isso mais perto do título, ainda não ganhou o campeonato, mas só uma hecatombe é que faz com que o Sporting não seja campeão… um ambiente fantástico em redor das quatro linhas, os adeptos estão felizes, sabem que a equipa está perto do título e já há fogo de artifício. Apesar de Rúben Amorim dizer que ainda não são campeões, e não, matematicamente, realmente seria uma grande surpresa se o Sporting não conquistasse o título, por isso uma vitória natural e simples da equipa leonina, que não teve que se esforçar muito para ganhar, e diria que o Vitória de Guimarães esteve longe daquilo que tem produzido, principalmente naqueles jogos que fez com o FC Porto, mas não belisca a grande campanha que estão a fazer.