SC Braga: Objetivos fogem por entre os dedos
IMAGO

SC Braga: Objetivos fogem por entre os dedos

NACIONAL01.02.202418:13

Bracarenses voltaram a vacilar no campeonato, ficando a 12 pontos da liderança e a sete do 3.º lugar; dezembro e janeiro complicaram a vida ao treinador, Artur Jorge; nem conquista da Taça da Liga ameniza insatisfação dos adeptos.

Após o empate frente ao Chaves, em casa, esta quarta-feira, os adeptos bracarenses demonstraram a sua insatisfação com a equipa, assobiando e contestando, chegando mesmo a pedir para que o treinador efetuasse substituições mais cedo. A frustração do sócios advém de uns meses de dezembro e janeiro agridoces, pois até conquistaram um título - Taça da Liga -, mas foram eliminados nos oitavos de final da Taça de Portugal e os objetivos no Campeonato Nacional vão ficando cada mais complicados de atingir.

A verdade é que na partida frente aos flavienses, o SC Braga dominou - massacrou mesmo - em todos os aspetos estatísticos, menos no número de golos, sendo que no dérbi com o V. Guimarães também foi superior em vários parâmetros, mas o resultado foi exatamente o mesmo. Também na quarta-feira, os arsenalistas perderam a oportunidade de deixar o rival minhoto a três pontos (têm um de vantagem). Para além disso, está agora a sete pontos do 3.º classificado, que é o FC Porto, e do lugar de entrada direta na edição da próxima temporada da Liga Europa. Já está fora da prova rainha e, por isso, esse objetivo menos ambicioso vai ficando mais complicado.

Com o Benfica (2.º) e o Sporting (1.º) a 11 e 12 pontos, respetivamente, a conquista do título ou o acesso à Liga dos Campeões também se vai tornando numa miragem. Se bem que ainda tem a via Liga Europa, pois em caso de triunfo tem a presença na Champions do próximo ano assegurada.

O mês de dezembro até começou bem com duas vitórias consecutivas - Estoril em casa e Vizela fora -, mas foi complicando. De seguida, derrotas em Nápoles e em casa com o Benfica para a Liga, mais dois triunfos fora (Nacional na fase de grupos da Taça da Liga e Casa Pia na 15.ª jornada). Depois, empate caseiro com o rival V. Guimarães, duas derrotas fora de portas, tendo sido eliminado da Taça, na Luz, e perdendo no Estádio do Dragão. Triunfo sofrido em Famalicão, igualmente na meia-final da Allianz Cup, frente ao Sporting e empate na final (venceu no desempate por penáltis) e agora nova igualdade.

Analisando apenas o campeonato, até porque na 20.ª jornada, este domingo, há novo dérbi caseiro com o surpreendente Moreirense, o SC Braga nos últimos seis jogos (18 pontos em disputa) apenas somou oito pontos, o que deixa a equipa mais afastada dos lugares da frente e os adeptos cada vez mais insatisfeitos.