SC Braga: mexer em metade da equipa para aumentar solidez
Ricardo Horta (Foto: Eduardo Oliveira/ASF)

SC Braga: mexer em metade da equipa para aumentar solidez

NACIONAL16.04.202418:24

Em dois jogos, Rui Duarte promoveu cinco alterações entre um e outro; ‘reforços’ entraram diretamente para o onze; sem sofrer golos passados três encontros.

Em somente dois jogos, Rui Duarte alterou metade da equipa - exceção do guarda-redes - de um para outro, de forma a encontrar uma maior solidez e a tal espinha dorsal que tantos técnicos defendem ser essencial para encarar as temporadas. Depois de no jogo em casa com o Arouca ter mantido, exatamente, o mesmo onze que Artur Jorge tinha colocado na visita ao reduto do Portimonense (triunfo por 5-3), o técnico interino decidiu ‘revolucionar’ para a deslocação ao terreno do Estoril.

Tal como insistiu bastante na antevisão à partida com os canarinhos, Rui Duarte pretende que o processo defensivo da equipa seja muito mais sólido e a verdade é que voltou a conseguir manter a sua baliza inviolável - vitória por 1-0 - três jogos depois (nulo em Vila do Conde com o Rio Ave na 25.ª ronda da Liga).

O treinador, de 45 anos, também aproveitou os ‘reforços’, tendo colocado os jogadores que regressaram de lesões logo de início, excetuando Adrián Marín que falhou, inclusive, a convocatória. Paulo Oliveira voltou ao eixo defensivo, fazendo dupla com Niakaté e Cristián Borja assumiu o lugar de lateral-esquerdo. No meio-campo, Vítor Carvalho entrou para o lugar de Rodrigo Zalazar, sendo um jogador que garante maior equilíbrio defensivo, mesmo que não chegue tanto a zonas de finalização. Ricardo Horta regressou ao onze em detrimento de Abel Ruiz, fazendo companhia a Simon Banza na frente de ataque. Depois, com a lesão de Roger, também Álvaro Djaló voltou a ser opção inicial ao fim de sete partidas.

Alterações que também surgem no seguimento de conversas francas com todo o plantel, tal como Rui Duarte salientou aos jornalistas. Ou seja, esta pode muito bem ser a espinha dorsal que o treinador pretende manter até ao final da temporada - restam cinco jornadas -, de forma a tentar colocar a equipa no 3.º lugar da classificação, tendo em conta que ainda vai defrontar o V. Guimarães (33.ª jornada) e o FC Porto (34.ª e última ronda da Liga).

O treinador interino do SC Braga orientou o treino matinal desta terça-feira da equipa principal e vai continuar à frente dos trabalhos no decorrer da semana, assim como vai marcar presença no banco na receção ao Vizela, no próximo sábado (20.30 horas), na 30.ª jornada da Liga.

As cerimónias fúnebres relativas ao falecimento do seu filho mais velho, Gustavo Duarte, decorreram também esta terça-feira às 16 horas, em Braga, mas o técnico mantém-se disponível para orientar a equipa, depois de ter surgido alguma indefinição, nomeadamente no que diz respeito ao programa de trabalhos desta semana.