SC Braga: Abel Ruiz é a única baixa para a Luz
Abel Ruiz, do SC Braga, falha jogo com o Benfica. Foto: Maciej Rogowski/Imago,

SC Braga: Abel Ruiz é a única baixa para a Luz

NACIONAL23.04.202419:33

Avançado espanhol viu o quinto cartão amarelo na Liga frente ao Vizela; apontou dois golos ao Benfica em dez jogos; jovem Yan Said da equipa B deve voltar a ser convocado.

Abel Ruiz é, até ao momento, o único jogador indisponível para Rui Duarte, pois vai cumprir um jogo de suspensão por ter visto o quinto cartão amarelo na Liga, na partida frente ao Vizela. O SC Braga vai preparando a deslocação ao Estádio da Luz, para defrontar o Benfica, na 31.ª jornada do Campeonato Nacional, sendo um palco no qual já foi derrotado na presente temporada (2-3 nos ‘oitavos’ da Taça de Portugal).

Sem o avançado espanhol, de 24 anos, que em dez jogos contra os encarnados faturou por duas ocasiões - meia-final da Taça da Liga 2020/21 (vitória por 2-1) e no triunfo caseiro por 3-0 na ronda 14 da Liga em 2022/23 -, o técnico interino dos arsenalistas fica sem alternativa a Simon Banza nas opções ou mesmo sem um homem de área para o caso de pretender arriscar no decorrer da partida. A isto ainda se soma a despromoção de Roger Fernandes para a equipa sub-23, o que retira mais uma solução ofensiva ao plantel.

Por isso, é provável que Yan Said, ponta-de-lança de 21 anos, que atua na equipa B dos bracarenses possa voltar a ser chamado ao convívio com os seniores. Isto porque o jovem jogador já integrou três convocatórias - ainda no tempo de Artur Jorge -, nomeadamente para os encontros com o Moreirense, o Sporting e o Qarabag na 1.ª mão do playoff da Liga Europa.

No entanto, ainda pode surgir outra alternativa, já que o SC Braga B luta neste momento pela subida à Liga 2 e Yan Said marca há dois jogos consecutivos. Assim, Rui Duarte pode preferir não desfalcar a equipa orientada por Custódio e recorrer aos sub-23 ou até mesmo aos juniores.

No plantel que atua na Liga Revelação, o treinador, de 45 anos, pode promover Dinis Rodrigues (18 anos) que leva sete golos na temporada ou o extremo Rodrigo Mordomo (19 anos) que é o melhor marcador da equipa com onze tentos. Nos juniores também é complicado, porque os bracarenses estão bem encaminhados para o título, mas João Costa, de 19 anos, que leva nove golos na época e marca há cinco partidas seguidas pode ser uma solução.