Samu, o pilar do Vizela
Samu Silva, do Vizela, em ação no decorrer de um jogo pela Liga de futebol. Foto: Atlantico Press/Imago.

Samu, o pilar do Vizela

NACIONAL02.01.202416:00

Samu é a figura de 2023 do Vizela, estando praticamente em todos os tops

O novo ano já arrancou, mas ainda há tempo para balanços referentes a 2023. Samuel Silva, mais conhecido como Samu, foi a figura do Vizela, estando praticamente em todos os tops.

O médio português terminou o ano como o terceiro melhor marcador da equipa, agora orientada pelo espanhol Rúben de la Barrera, com quatro golos, atrás dos avançados Essende e Osmajic (saiu no verão para o Cadiz e encontra-se emprestado ao Preston North End), ambos com seis.

Na lista de jogadores mais utilizados, Buntic e Samu lideram (38 cada um), mas o guarda-redes principal teve, naturalmente, mais minutos em campo: 3450 contra 3234 do médio de 27 anos, natural de Santa Maria da Feira. Anderson fechou o pódio em jogos e minutos: 35 desafios, 3008 minutos.

Samu foi ainda o que mais assistiu, com cinco passes para golo, contra três de Nuno Moreira, Lacava, Alex Méndez e Kiko Bondoso, transferido para o Maccabi Telavive.

Se olharmos para os números da presente temporada, Samu participou nas 19 partidas disputadas pelo Vizela, tendo saído nos últimos 10 minutos em quatro jogos e por uma ocasião aos 73’ no Vizela-FC Porto (0-2). Desde o arranque da época, Samu marcou três golos - ao Marítimo, Arouca e Benfica - sendo que este último foi apontado em 16 de setembro.