Rui Pinto vai ser julgado por 224 crimes
Rui Pinto (IMAGO / ZUMA Wire)

Rui Pinto vai ser julgado por 224 crimes

NACIONAL04.03.202416:43

Dos 377 crimes que o 'hacker' estava acusado, mais de 100 caíram por conta da amnistia decretada pela visita do Papa a Portugal

Rui Pinto soube, esta segunda-feira, que vai a julgamento por 242 crimes dos 377 dos quais estava acusado relacionado, principalmente, ao acesso a e-mails do Benfica, empresas, juízes, procuradores, Autoridade Tributária e Rede Nacional de Segurança Interna.

201 dos crimes do criador do Football Leaks dizem respeito ao acesso ilegítimo qualificado em concurso com acesso indevido, outros 23 de violação de correspondência agravada e mais 18 por dano informático.

A amnistia aprovada no âmbito da visita do Papa a Portugal, para as Jornadas Mundiais da Juventude, beneficia o hacker em 134 acusações de violação de correspondência, que, desta forma, caem por decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal. O tribunal também deixou cair um crime de acesso ilegítimo (eram 202, no total).

Rui Pinto responde agora por um novo processo depois de, em setembro de 2023, ter sido condenado a quatro anos de prisão com pena suspensa por extorsão, violação de correspondência agravado e acesso ilegítimo.