Rui Costa e os processos judiciais: «Não permito que mexam com a minha honra»

NACIONAL23.05.202420:41

Presidente do Benfica disse ainda que a auditoria forense está «finalmente» pronta

A entrevista sobre o balanço de época do Benfica também pendeu para o processo judicial em que Rui Costa, presidente do Benfica, está envolvido por alegado desvio de fundos da SAD dos encarnados, juntamente com Luís Filipe Vieira, Domingos Soares de Oliveira e Paulo Gonçalves. O máximo dirigente garantiu estar de consciência totalmente tranquila sobre o assunto e revelou ainda que a auditoria forense realizada às contas da SAD está concluída.

«A auditoria está finalizada, demorou mais do que esperávamos porque foram realizados 51 contratos que faziam parte do processo cartão vermelho. Está concluída, teve uma série de complementos para poder ser uma auditoria completa. Já foi apresentada à administração do clube e será agora entregue ao Ministério público e apresentada aos sócios do Benfica como prometido. Em relação ao processo atual, referir que tudo o que está neste processo não está na auditoria, mas assim que tomámos conhecimento do processo, pedimos uma auditoria nova sobre todos os contratos que possam estar incluídos neste processo. Não permito que mexam com a minha honra e dignidade, não consigo aceitar, por tudo o que faço e sei que sou, pela minha lealdade ao clube.

Posso ter mil defeitos, mas neste aspeto, magoa-me pensar sequer só que possa ter sido desleal com o clube. Não posso falar mais sobre o processo porque não quero interferir. Quero que se desenvolva autonomamente. Tenho a consciência tranquila porque sei a lealdade que tenho para com o clube. Todos os negócios do Benfica são públicos, claros e não permitirei nunca, sob a minha gestão, que as pessoas não tenham acesso aos mesmos. Não quero que o Benfica continue a passar por situações que não quer passar no futuro. Paulo Gonçalves foi condenado, mas o que isso representa para mim? Quais são os negócios que estão em cima da mesa que me envolvem?», questionou.

ELEIÇÕES DE 2025

Será no final de 2025 que acontecerão as eleições para um eventual segundo mandato na presidência, mas Rui Costa afiançou que ainda nem sequer pensa nesse tema.

«Em relação às eleições, volto a dizer que tudo o que menos me preocupa neste momento são as eleições, falta muito tempo e não estou a pensar nem em mim nem o que acontecerá nessas eleições. O meu objetivo é dar o máximo pelo Benfica até ao meu último dia e é o que farei, e esse último dia será quando os sócios acharem que não sou a pessoa certa ou quando eu considerar que não tenho mais nada para dar ao clube, que não o consigo ajudar. Nesse dia, sou eu que levanto a mão e saio, alguém virá e eu fico a torcer por essa pessoa. Não sou eu que decido quem se candidata, não tenho de responder a uma situação para o futuro, não sei quem serão os candidatos. Acho bem que haja mais candidatos, significa que o Benfica está vivo e isso é importante. Respeitarei as decisões dos sócios do Benfica, serei o primeiro a levantar a mão se não conseguir dar ao clube o que esperam de mim.»