Renovação: Sporting já negoceia com Morita
Morita marcou o primeiro golo do Sporting com o Moreirense. GRAFISLAB

Renovação: Sporting já negoceia com Morita

NACIONAL20.02.202420:30

Primeira conversa com agentes do japonês já aconteceu: administração leonina contactou empresário do médio para propor prolongamento do contrato e aumento salarial; mais uma ou duas temporadas de vínculo, até 2027 ou 2028

Estava prometido e foi cumprido pela administração do Sporting: a renovação de Morita estava prevista avançar no regresso do japonês da Taça Asiática e, sabe A BOLA, os verdes e brancos já tiveram a primeira conversa com o empresário Hiroyuki Honda. Aumento salarial está garantido, os novos anos de contrato propostos são um ou dois, algo que deverá ficar definido na segunda ronda negocial, que pode fechar o acordo.

Hidemasa Morita, médio de 28 anos que os leões contrataram ao Santa Clara por €3,45 milhões no verão de 2022, vai ser o próximo leão a renovar contrato. O japonês está num patamar intermédio na folha de vencimentos do plantel verde e branco, na ordem dos 500 mil euros líquidos anuais, e deverá passar para um patamar mais elevado, na ordem dos 700/800 mil euros por temporada. É o natural reconhecimento do estatuto entretanto alcançado pelo camisola 5 na equipa. Contratado na expectativa de ser uma segunda escolha para o meio-campo, uma peça válida para entrar na rotação da equipa, Morita acabou por conquistar a titularidade logo na primeira época de leão ao peito e hoje forma com Hjulmand a dupla de confiança de Rúben Amorim no miolo. Na segunda-feira, com o Moreirense, marcou o segundo golo da época pelos leões, o sexto no somatório das temporadas em que veste de verde e branco. E vai poder marcar golos pelo Sporting durante mais tempo.

A duração do vínculo vai então também ter um aumento, de um ou dois anos, para 2027 ou 2028. A cláusula de rescisão do japonês está fixada nos 45 milhões de euros, valor que em Alvalade servia de referência para os médios, mas que tem sido gradualmente atualizado com o passar das épocas, pelo que Hidemasa Morita deverá ver essa cláusula subir também para os 60 milhões de euros.

Concluída a primeira ronda negocial, segue-se nos próximos dias novas negociações que devem aproximar as partes ou até mesmo promover o acordo que permitirá ao internacional japonês vestir de verde e branco, pelo menos, até aos 32 anos.