Prémios IFFHS: nove portugueses entre os melhores de 2023

Prémios IFFHS: nove portugueses entre os melhores de 2023

NACIONAL10.12.202321:49

Nove portugueses estão nomeados para os prémios anuais da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), e alguns dos quais em mais do que uma categoria.

A principal distinção, a de melhor jogador do mundo de 2023 - conta o ano civil, e não a temporada -, tem quatro portugueses entre 25 nomeados: Rúben Dias e Bernardo Silva, do Manchester City, e ainda Bruno Fernandes, do Manchester United, e Cristiano Ronaldo, do Al Nassr.

Bernardo e Bruno estão ainda nomeados para a categoria de melhor ‘playmaker’, na qual têm a concorrência de Ángel di María, internacional argentino que a meio do ano deixou a Juventus para regressar ao Benfica.

Outro jogador do campeão português, António Silva, é o único português nomeado para o prémio de melhor sub-20. Ousmane Diomande, central marfinense do Sporting, figura também entre os candidatos a esta distinção, apenas ao alcance de jogadores nascidos depois de 1 de janeiro de 2003. Nesta categoria existe favoritismo evidente do inglês Jude Bellingham, que no verão trocou o Borussia Dortmund pelo Real Madrid.

O portista Diogo Costa é o representante português entre os 15 candidatos ao prémio de melhor guarda-redes, ao lado de nomes como Emiliano Martínez, Ederson, Alisson, André Onana, Jan Oblak, Gigi Donnarumma, Mike Maignan, Thibaut Courtois ou Marc-André ter Stegen, entre outros.

Rui Vitória está nomeado para selecionador do ano, pelo trabalho desenvolvido no Egito, mas nessa lista está também o selecionador de Portugal, o espanhol Roberto Martínez, que conseguiu com a equipa das quinas uma qualificação irrepreensível para o Campeonato da Europa do próximo ano.

No que diz respeito ao prémio de melhor treinador de clubes, há também um português na corrida: Luís Castro, que dividiu o ano entre Botafogo, equipa que deixou na liderança do campeonato brasileiro, em julho, e o Al Nassr, da Arábia Saudita, onde agora treina os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo e Otávio. Neste caso o favoritismo vai para Pep Guardiola, que conduziu o Manchester City à conquista da Liga inglesa, da Taça de Inglaterra e da Liga dos Campeões.

A lista não fica completa sem Artur Soares Dias, que é candidato ao prémio de melhor árbitro, distinção que em 2012 foi atribuída a Pedro Proença, agora presidente da Liga Portugal.