Pep Guardiola: «De Bruyne tem de acumular semanas de treinos»
Kevin De Bruyne está de regresso de lesão, mas o processo tem de ser conduzido com cuidado, diz Pep Guardiola. Foto IMAGO/Pro Sports Images

Pep Guardiola: «De Bruyne tem de acumular semanas de treinos»

INTERNACIONAL05.01.202416:04

O médio belga está lesionado desde o início da época e só agora começa a figurar de novo na ficha de jogo do Manchester City

Kevin De Bruyne esteve lesionado entre agosto e dezembro do passado ano. A sua recuperação, lenta mas eficaz, parece estar a surtir efeito e De Bruyne já esteve no banco no jogo frente ao Sheffield United. Ainda assim, o jogador ainda não está disponível para fazer 90 minutos, diz Pep Guardiola.

«Ele esteve afastado durante muito, muito tempo, então temos de ser paciente e dar-lhe a quantidade certa de minutos», afirmou. Nesta intervenção, o desejo de Guardiola é que «De Bruyne jogue como tem jogado nestes últimos oito anos» e, para isso, é preciso uma boa gestão do atleta. «Penso que as suas qualidades não se vão alterar. Com uma lesão grande, a maior preocupação é tentar evitar recaídas. Se queremos que ele jogue, temos que ter cuidado e conversar com ele e com o fisioterapeuta, para sabermos qual é o processo a seguir», adicionou.

Para isso, há que haver um tempo de adaptação física. «O Kevin precisa de acumular semanas de treino e minutos para não dar um passo atrás. Ele pode fazer quatro, cinco, seis sessões de treino seguidas e acumular tempo nos treinos. É mais importante que 90 minutos, 80 minutos de jogo. Se fizermos isso agora, ele vai magoar-se novamente. Temos que ter cuidado.»

Kevin De Bruyne lesionou-se a 11 de agosto de 2023, no encontro do Manchester City frente ao Burnley, lesão essa que terá sido a principal razão para a contratação de Matheus Nunes ao Wolverhampton nesse mercado de transferências.