Paulo Sérgio diz que é «alcançável» a «tarefa difícil» do Portimonense
Paulo Sérgio, treinador do Portimonense (Imagem: LUIS FORRA/LUSA)

Paulo Sérgio diz que é «alcançável» a «tarefa difícil» do Portimonense

FUTEBOL27.04.202419:24

Treinador dos algarvios quer a sua equipa a pensar jogo a jogo, nestas quatro jornadas que faltam para terminar o campeonato; focados e concentrados apenas no Moreirense.

Paulo Sérgio quer a sua equipa concentrada e que mantenha o foco até final do campeonato, na batalha pela manutenção. Os algarvios são 16.º na classificação, estão no lugar de play-off, e o treinador antevê uma luta dura até final, num campeonato «embrulhado» do 8.º lugar para baixo. Por isso, não adianta estar a fazer contas, mas pensar jogo a jogo para no final se fazerem as contas. E, apesar de reconhecer que a «tarefa é dura», acredita que a sua equipa conseguirá alcançar a permanência.

- Poderia ter sido uma semana a trabalhar em cima de um resultado diferente, em que uma vitória [em Famalicão] esteve próxima de acontecer, com tantas oportunidades criadas…

«Sim, de facto ficámos a dever a nós próprios mais golos. Tivemos muitas ocasiões para marcar e, de facto, deveríamos ter trazido mais dois pontos e não trouxemos. Portanto, continuar focados, vamos defrontar um adversário de qualidade, a equipa sensação desta temporada, com um trajeto brilhante. Competimos bem em Moreira de Cónegos [na 1.ª volta] até ao momento em que depois desaparecemos rapidamente do jogo e sofrermos três golos de rajada. Temos de estar preparados para uma equipa de muita qualidade, tranquila na tabela, com objetivos também por alcançar, e nós pegar naquilo que temos melhorado, continuar a melhorar o que não tem estado tão bem e não podemos dar golos de forma tão consentida. Mas imbuídos sempre de espírito guerreiro, de um espírito de trabalho e de coesão bastante fortes, para podermos dar uma resposta bastante positiva no domingo.»

- Estas quatro jornadas que faltam vão ser autênticas finais?

«As contas fazem-se todas as semanas. Se vamos ter que ganhar dois, três ou quatro jogos, ninguém sabe no dia de hoje. O que nós sabemos é que temos uma tarefa difícil pela frente, a tarefa que eu acho que nunca escondi desde o início da temporada, que ia ser duro. Temos essa tarefa pela frente, é alcançável. Estão muitas equipas com esta sensação, embrulhadas, com uma distância de dois pontos, do 8.º lugar até ao lugar do play-off. E, portanto, não adianta estar a pensar dois jogos à frente. Antes, pelo contrário, isso só atrapalharia. Vamos estar muito focados em tentar fazer o melhor que conseguirmos aqui diante do Moreirense, e assim sucessivamente. E no fim faremos as contas e veremos se conseguimos aquilo que nós mais desejamos. No entanto, não adianta agora começar a dizer que temos de ganhar dois, ou temos de fazer seis, ou temos de fazer isto, não. Temos de ir à procura de fazer os três pontos que estão aqui em disputa. Essa tem de ser única e exclusivamente o nosso foco.»

- O Moreirense não vence há quatro jogos, mas está estável em termos classificativos. O Portimonense poderá aproveitar essa instabilidade de resultados?

«O que o Moreirense tem feito até aqui tem sido brilhante. O Moreirense seria uma das equipas que normalmente estaria a discutir esta permanência connosco e com os outros e não está. Tem a situação bem definida, com objetivos altos ainda até por poder alcançar e, portanto, nós sabemos da qualidade do adversário e damos os parabéns pela excelente temporada que têm realizado até aqui. É com esse respeito, mas também à procura de sermos felizes, que vamos defrontá-los aqui no domingo.»

- Espera por isso um Moreirense forte?

«Obviamente. Tem feito uma boa temporada e mesmo nesses últimos resultados, a equipa tem sido sempre competitiva e muito capaz.»

- Que Portimonense vai ter o Moreirense pela frente?

«Como já disse, um Portimonense à procura de conseguir o resultado que lhe interessa, trabalhar muito, muito concentrados, tentar não cometer os erros infantis que vão aparecendo aqui e acolá, mas uma equipa que está com muita alma e que está também com confiança, tem feito golos, tem produzido futebol, portanto é esse Portimonense que espero que saia aqui no domingo, para nós conseguirmos o resultado que mais nos interessa.»