Os milhões com que Benfica e SC Braga saíram da Liga dos Campeões

Os milhões com que Benfica e SC Braga saíram da Liga dos Campeões

NACIONAL13.12.202312:32

FC Porto ainda tem a conta aberta

Fechada a participação na Liga dos Campeões 2023/24, com direito a transitar para a Liga Europa, Benfica e SC Braga fazem agora contas aos milhões amealhados na principal competição europeia de clubes.

O campeão português perdeu os quatro primeiros jogos na competição, mas a fechar a participação conseguiu um empate com o Inter (que deu 930 mil euros) e uma vitória em Salzburgo (vale 2,8 milhões de euros). O Benfica já tinha garantido 39,4 milhões de euros (15,6 do prémio de presença que é dado a todas as equipas, mais 23,8 milhões do ranking), pelo que conclui a campanha com um saldo de 43,1 milhões de euros.

De recordar que, na época passada, em que caiu nos quartos de final, o Benfica amealhou 72,6 milhões de euros na Liga dos Campeões. A maior receita de sempre do clube, e a segunda maior do futebol português, superada apenas pelo FC Porto, que em 2018/19 conquistou 79,2 milhões de euros.

O SC Braga iniciou esta Liga dos Campeões com 28,1 milhões de euros garantidos: os tais 15,6 de prémio de presença, mais 12,5 anexados ao ranking. A equipa minhota também somou uma vitória e um empate na fase de grupos, o que permite juntar 3,73 milhões de euros à contabilidade. Saldo final: 31,83 milhões de euros.

De referir ainda que, ao garantirem a presença no play-off da Liga Europa, Benfica e SC Braga têm direito ainda a um bónus de 500 mil euros (cada).

Relativamente ao FC Porto, a conta ainda está em aberto, uma vez que discute esta quarta-feira, com o Shakhtar Donetsk, a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Em todo o caso os dragões já garantiram 50,1 milhões de euros. Logo à entrada tinham 15,6 milhões do prémio de participação, mais 26,1 milhões do ranking, e as três vitórias já festejadas dão mais 8,4 milhões de euros.

Se passar aos oitavos de final, o FC Porto garante um bónus de 9,6 milhões de euros, ao qual junta ainda o resultado do jogo com o Shakhtar: mais 2,8 milhões se vencer, ou 930 mil euros se empatar. Se perder, transita também para o play-off da Liga Europa, com um bónus de 500 mil euros.

De referir que estes prémios ainda não são finais, uma vez que a UEFA distribui depois parte das receitas de televisão e publicidade, assim como o remanescente do 'bolo' destinado à fase de grupos.

De realçar ainda que os prémios da Liga Europa são substancialmente mais baixos. Passar aos oitavos de final rende 1,2 milhões de euros, e a presença nos quartos de final permite um encaixe de 1,8 milhões. Estar nas meias-finais vale 2,8 milhões, sendo que o campeão depois ainda encaixa 8,6 milhões de euros, enquanto que o finalista vencido soma 4,6 milhões de euros.