Oficial: Jim Ratcliffe é o novo dono de 25% do Man. United

Oficial: Jim Ratcliffe é o novo dono de 25% do Man. United

INTERNACIONAL24.12.202316:00

Multimilionário britânico investe mais de um bilião de euros no negócio

As negociações duraram vários meses e tiveram final positivo: Jim Ratcliffe, dono da multinacional da indústria química INEOS, adquiriu 25% do Manchester United à família Glazer, proprietária do gigante inglês desde há quase 20 anos, e a INEOS Sport ficará, a partir de hoje, responsável por toda a parte desportiva do clube. O negócio, segundo a Imprensa inglesa, está avaliado em 1,4 mil milhões de euros.

Desde a saída de Alex Ferguson do comando técnico, em 2013, os red devils nunca mais conquistaram a Premier League e têm acumulado épocas abaixo das expectativas umas atrás das outras, como é o caso da atual, onde já estão fora das competições europeias e ocupam o 8.º lugar da Premier League, já a 12 pontos da liderança. 

Jim Ratcliffe, 71 anos, tem uma fortuna avaliada em 21 mil milhões de euros e é o homem mais rico do Reino Unido, tendo já prometido enormes obras de remodelação em Old Trafford, bem como dinheiro fresco para investir em contratações para o plantel. No comunicado oficial, o Manchester United refere que Jim Ratcliffe irá disponibilizar 300 milhões de libras, cerca de 345 milhões de euros, para as obras no estádio.

«Como adepto desde sempre do Manchester United, é um enorme orgulho concretizar este negócio. A nossa ambição é clara: todos queremos ver o Manchester United de volta ao seu lugar, no topo dos topos do futebol inglês e europeu», disse o empresário.