Oficial: Cuca é o novo treinador do Athletico Paranaense... e os adeptos já se manifestam contra
Cuca, em 2019, quando era treinador do São Paulo (IMAGO / Fotoarena)

Oficial: Cuca é o novo treinador do Athletico Paranaense... e os adeptos já se manifestam contra

INTERNACIONAL04.03.202419:44

Acordo com o polémico técnico brasileiro foi anunciado pelo 'furacão' e houve protestos pela escolha

Um dia depois de anunciar o despedimento de Juan Carlos Osorio do comando técnico da equipa principal, o Athletico Paranaense oficializou o acordo com Cuca para assumir o leme da equipa.

O treinador e ex-jogador brasileiro, que conta com várias passagens por outros clubes do principal escalão do do seu país, estava desempregado desde que, em abril de 2023, deixou o Corinthians apenas uma semana depois de ter assinado contrato.

Contudo, se o clube esperava uma receção calorosa ao novo treinador, não foi exatamente isso que aconteceu. Na publicação em que o Athletico Paranaense anunciou Cuca, somaram-se comentários de repúdio, não apenas por parte dos adeptos do furacão, mas até mesmo de outros clubes brasileiros.

Na origem dos protestos está a condenação de Cuca por abuso sexual em 1989 na Suíça. O veto dos adeptos em relação ao técnico brasileiro não é novo. Foi, inclusive, o esse o motivo que levou ao seu despedimentoapenas uma semana depois de assumir o comando do Corinthians, algo que o treinador chegou a apelidar de «massacre».

Cuca ao leme do 'timão' na partida entre Corinthians e Remo, em 2023 (IMAGO / Fotoarena)

Recorde que, em 1989, Cuca, então jogador do Grémio, e mais três outros atletas do clube tricolor, foram acusados de abuso sexual a uma jovem de 13 anos em Berna, na Suíça. O crime teria ocorrido dois anos antes, num quarto de hotel onde a equipa do Grêmio estava hospedada quando realizou um estágio na Europa. O agora treinador do Athletico Paranaense, que admitiu a presença da jovem no quarto ainda que tenha negado o crime, foi julgado à revelia e condenado a 15 meses de prisão na Suíça, mas nunca cumpriu pena pois já estava no Brasil e o país não extradita cidadãos.

O processo foi reaberto, mas em janeiro de 2024, a justiça suíça declarou o anulamento do processo do treinador, uma vez que a juíza responsável entendeu que houve um erro ao se ter julgado Cuca à revelia. O crime, entretanto, prescreveu.