«O dérbi vai tirar algumas dúvidas entre Sporting e Benfica»
Benfica travou Sporting no emocionante dérbi da Luz. IMAGO

«O dérbi vai tirar algumas dúvidas entre Sporting e Benfica»

NACIONAL29.02.202414:19

Depois de comentar a titularidade de Israel, Beto lançou os dados do jogo grande em Alvalade

Beto falou com A BOLA a propósito da titularidade de Franco Israel no dérbi e da possível sucessão de António Adán no Sporting. Agora, foi desafiado a antever o jogo grande em Alvalade a contar para as meias-finais da Taça de Portugal.

O Sporting tem sido a equipa mais consistente

Quem é que chega em melhor posição para o duelo? «É muito subjetivo, porque é um jogo com características especiais. É uma eliminatória e são duas equipas que chegam aqui com muito a ganhar e a perder. O Sporting tem sido a equipa mais consistente, com futebol de muito nível, com muita acutilância ofensiva e com muita solidez defensiva. Teve alguns percalços durante esta temporada, mas recuperou sempre. O Benfica tem sido algo intermitente... Em alguns jogos, os resultados até têm sido melhores que a exibição. Ainda assim, o Benfica tem dos plantéis mais caros da história do clube e o Sporting tem a vantagem de jogar em Alvalade. Não atribuo favoritismo a ninguém.»

É um dos dérbis mais competitivos dos últimos anos? «É um dérbi que vai também retirar algumas dúvidas entre as duas equipas. Acredito que a postura do Sporting seja igual à que tem mantido durante toda a temporada, mas não sei que tipo de Benfica iremos encontrar neste jogo...»

É possível encontrar algum termo de comparação com o jogo do campeonato na Luz? «Aquilo que os jogadores fizerem no campo é que vai ditar se o jogo é parecido ou não. Poderão existir algumas cautelas porque a margem é menor do que um campeonato que é uma maratona.»

Rafa é um jogador estilo Edwards

E falando de jogadores a terem conta do Sporting, quem é que destacaria? «A versatilidade do ataque do Sporting expressa-se em Gyokeres. O Edwards é um jogador que se deve valorizar. Acho que são este tipo de jogadores que o futebol, de hoje em dia, precisa. A linha defensiva do Sporting, tirando este jogo em Vila do Conde, tem sido um esteio muito forte. No meio-campo, o Hjulmand tem uma leitura de jogo... Morita está num grande momento e o Pote é sempre um jogador importantíssimo.»

E em relação ao Benfica? «O Otamendi tem uma preponderância muito grande naquela linha defensiva e é um líder. O João Neves, se não o melhor, é um dos melhores do nosso campeonato. O Rafa é o elemento mais desequilibrador e o 'plus' nesta equipa do Benfica, porque acaba por ser um jogador estilo Edwards. Aquilo que o Rafa faz no Benfica, o Edwards faz no Sporting. O Edwards tem uma função mais específica e o Rafa funções muito mais alargadas, fazendo até de ponta de lança... Não podemos também esquecer do Di Maria, que tem muito talento, mas, na minha opinião, é um ponto algo débil na estratégia geral do Benfica em termos defensivos ao dar muita liberdade aos laterais adversários.»

Pode acontecer um empate hoje

Entre Israel e Trubin, aposta em alguém para brilhar? «Vai depender do adversário, quem criar mais problemas... O Israel está preparado para jogar um dérbi. O Trubin tem sido uma das grandes figuras também do Benfica este ano.»

Algum prognóstico? «Pode acontecer um empate hoje... Espero que seja um grande jogo, um grande espetáculo, um grande ambiente no estádio, que os jogadores contribuam para um grande ambiente e que o árbitro continua para um grande espetáculo também.»

E vai estar em Alvalade a assistir? «Não vou poder estar... tenho um espetáculo da minha filha de ginástica, e quero estar presente, não consigo estar nos dois sítios, hoje estou em Espanha. Gostaria muito de estar no estádio, mas hoje dou prioridade à família.»