Moreirense-Rio Ave: as duas caras da luta pela manutenção
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas é palco do encontro (Foto: Moreirense)

ANTEVISÃO Moreirense-Rio Ave: as duas caras da luta pela manutenção

NACIONAL02.03.202408:00

Cónegos gozam de vista para o top-5 da Liga, vila-condenses querem afastar-se dos lugares de descida

Moreirense, 6.º classificado, e Rio Ave, 14.º, defrontam-se este sábado no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, em encontro referente à 24.ª jornada da Liga.

Num duelo entre equipas que partiram para a prova com o objetivo de garantir a manutenção o mais cedo possível, estão melhores os anfitriões, de olhos postos no top-5 do campeonato, depois de triunfo sobre o Farense (1-0). Com 38 pontos, estão a três do Vitória de Guimarães, que ocupa o 5.º lugar da tabela.

Já os visitantes, que somam 22 pontos, em igualdade com Estoril (13.º), Estrela da Amadora (15.º) e Portimonense (16.º), querem rapidamente afastar-se dos lugares de descida e vêm moralizados da jornada anterior: foram a primeira equipa a roubar pontos ao Sporting neste ano civil (3-3).

O treinador do Moreirense, Rui Borges, que não conta com o lesionado Alhassane Sylla, lembrou que «os três pontos em Faro têm muito mais valor» se a equipa der seguimento em casa, mas alertou para os perigos da equipa adversária: «Vem motivada, porque fez um belíssimo jogo contra o Sporting (3-3).»

O técnico do Rio Ave, Luís Freire, privado de André Pereira e Cezary Miszta (lesionados) e Renato Pantalon (castigado), defendeu que «para vencer em Moreira de Cónegos só uma equipa muito concentrada» e quer utilizar a mesma receita que colocou em prática frente aos leões, e que se traduziu na conquista de um ponto.

No embate da primeira volta, os cónegos venceram por 4-0, ainda que o histórico de confrontos seja favorável aos de Vila do Conde: 14 vitórias contra nove do Moreirense, em 32 jogos.

O Moreirense tem em Madson Monteiro o máximo goleador (5 golos), enquanto no Rio Ave o destaque vai para Emmanuel Boateng (5).