Ivan Baptista tem tarefa difícil em mãos (Benfica)

Mercado oficial: Benfica anuncia novo treinador

Como A BOLA antecipara, Ivan Baptista sucede a Filipa Patão

O Benfica anunciou a contratação de Ivan Baptista. Tal como avançado previamente por A BOLA, o técnico de 33 anos foi o escolhido pela direção presidida por Rui Costa para substitutir Filipa Patão, que abandonou as águias para abraçar um desafio na NWSL, liga norte-americana de futebol feminino.

«Não menosprezando o trabalho que foi feito pelos clubes de futebol feminino, não podemos comparar o apoio que o Benfica tem dado às jogadoras e ao staff» afirmou Ivan Baptista, após assinar contrato com as águias até 2027.

O técnico luso regressa a Portugal depois de ter sido treinador-adjunto nas equipas masculinas do Nantong Zhiyun na China, em 2024, e dos noruegueses do Molde, até receber o convite das águias. Ivan Baptista volta a treinar uma equipa feminina onze anos depois de ter comandado o Boavista na primeira divisão.

«As ideias que vamos propor são de assumir a responsabilidade do jogo, de sermos protagonistas, e isso estará tudo muito alicerçado naquilo que será também a nossa capacidade de evidenciar as melhores qualidades das jogadoras. É com muita motivação que queremos iniciar os trabalhos numa grande instituição e num projeto muito ambicioso» garantiu Ivan Baptista.

Ivan Baptista frisou que tem consciência da metamorfose sofrida pelo futebol feminino português desde que abandonou a equipa das panteras: «Há 15 anos, era tudo diferente. Passou-se muita coisa, nomeadamente nos últimos sete desde que o Benfica entrou com muita força neste desporto na tentativa de melhorar, e a verdade é que melhorou.»

Após comandar os juvenis do Boavista em 2014/15, seguiram-se quatro anos como adjunto no Tromso, na Noruega, antes de regressar a Portugal em 2021 para fazer parte de equipas técnicas do Leixões e do Académico de Viseu.

Ivan Baptista herda um plantel pentacampeão com entrada direta para a próxima edição da Champions League.

Sugestão de vídeo