Marítimo sofre, mas vence FC Porto B (veja o golo)
(Marítimo)

Marítimo sofre, mas vence FC Porto B (veja o golo)

NACIONAL17.02.202417:36

Penálti de Higor Platiny, aos 8 minutos, resolveu o jogo; madeirenses reduzido a 10 jogadores já na etapa complementar; jovens dragões incapazes de criar reais ocasiões de golo

Neste sábado, o Marítimo confirmou o teórico favoritismo e venceu, por 1-0, na receção ao FC Porto B. Os madeirenses chegam à terceira vitória consecutiva e sobem ao terceiro lugar ainda que à condição.

Os madeirenses cedo fizeram mexer o marcador através de uma grande penalidade cometida pelo guarda-redes Francisco Meixedo, que derrubou, dentro da área, Higor Platiny. Este último assumiu a cobrança do castigo máximo, colocando a bola na malha lateral sem hipóteses para o guardião portista, que, apesar de adivinhar o lado, não foi suficiente rápido para evitar o 6.º golo do avançado brasileiro, de 33 anos, na Liga 2.

Pouco tempo depois, os jovens dragões reclamaram uma falta de Guirassy, já admoestado com um cartão amarelo, que pontapeou involuntariamente um adversário, mas o árbitro, Márcio Torres, mandou seguir o jogo.

Antes da ida para os balneários, o Marítimo teve duas grande oportunidade para dobrar a vantagem. A primeira surgiu por Igor Julião, defesa-direito, que imitou Ricardo Quaresma, rematando de trivela para uma defesa fantástica de Francisco Meixedo. A segunda foi por Lucas Silva, que, na marca de penálti, disparou para as nuvens, após mais uma grande jogada de Igor Julião.

Na segunda parte, o jogo continuou aguerrido, com muitos duelos fisícos. O juiz da partida ia revelando um critério (demasiado) apertado e acabou por expulsar o médio Diogo Mendes, da equipa da casa, aos 56 minutos. Com mais um jogador em campo, o coletivo portista exerceu maior pressão sobre os madeirenses, que apostavam em bolas paradas para criar perigo. Aos 70 minutos, o central Renê Santos desperdiçou o 2-0.

Nos últimos dez minutos, Anhá Candé restabeleceu a igualdade, mas o lance foi invalidado por fora de jogo. Apesar da inferioridade númerica, os insulares tinham as melhores oportunidades para sentenciar o encontro. Em tempo de compensação, Borukov rematou para mais uma grande intervenção de Francisco Meixedo.

Triunfo sofrido, mas justo do Marítimo, que continua na corrida pelos lugares de acesso à subida de divisão. Já o FC Porto B segue no 9.º lugar.