Liga 2: no duelo de líderes, sorriu o Santa Clara (veja os golos)
Aves SAD-Santa Clara. Foto: instagram @cd_santaclara

Liga 2: no duelo de líderes, sorriu o Santa Clara (veja os golos)

NACIONAL30.03.202417:42

Duelo de líderes, reunidos na Vila das Aves, para discutir quem assumia – ou não – o comando isolado da Liga 2. O Santa Clara ganhou este emocionante braço de ferro, na sequência de um triunfo por 2-1.

Partindo para esta 27.ª jornada com o mesmo número de pontos (56), Aves SAD e Santa Clara jogavam uma cartada importante neste jogo, não pela conquista da já referida liderança a solo, mas de igual modo porque o mais direto perseguidor destas duas equipas, o Nacional, tinha perdido pontos na deslocação matinal a Leiria, e dessa forma uma vitória de avenses ou de açorianos podia garantir uma margem de avanço mais folgada na luta pela subida.

Cientes do que estava em cima da mesa, foi com espírito ofensivo que ambos os conjuntos entraram em campo. Aves SAD e Santa Clara queriam vencer e isso ficou patente desde início num jogo desenrolado numa toada inicial de parada e resposta, de pressão alta de parte a parte, e bonito de se ver. E seria precisamente numa jogada de belo recorte técnico que, aos 33 minutos, os visitantes abriram o marcador. Um lance que começou no guarda-redes Gabriel Batista e que teve o seu epílogo nos pés de Paulo Henrique, que de forma escandalosa falhou o golo de baliza escancarada. Porém, o árbitro Artur Soares Dias entendeu que o jogador açoriano sofreu falta de Léo Alaba no momento do remate e assinalou grande penalidade. Na conversão, Bruno Almeida bateu Pedro Trigueira.

O golo teve o condão de animar ainda mais a partida e, na resposta, Tunde Akinsola semeou o perigo na área do Santa Clara com um remate que fez a bola sair a escassos centímetros da barra. Aos 40 minutos, novo aviso avense, desta feita com o slalom de John Mercado a ser travado de forma espetacular pelo guardião dos açorianos. E assim se chegou ao final de uma grande primeira parte de futebol.

O Aves SAD sabia que tinha de fazer ainda muito mais para fazer mossa na bem escalonada muralha defensiva visitante. E assim foi. A turma da casa tomou de assalto a área contrária, e quase sem deixar respirar o adversário chegou com justiça ao empate pelo suspeito do costume: Nenê. Na sequência de um pontapé de canto, aos 52 minutos, o melhor marcador da Liga 2 apanhou a defesa contrária a dormir e não perdoou.

O jogo ficou ainda mais emotivo depois disto, totalmente aberto, com o perigo a pairar sobre as duas áreas. Até que à hora de jogo Zé Ricardo cometeu uma falta infantil dentro de área sobre Bruno Almeida, que deu origem a uma nova grande penalidade a favorecer o conjunto açoriano. O mesmo Bruno Almeida encarregou-se de marcar e de bisar no jogo.

Ninguém entregou os pontos. Nem o Aves SAD se deu por derrotado, nem o Santa Clara deixou de procurar o golo que lhe desse alguma tranquilidade. As duas equipas deram tudo por tudo para atingir os seus intentos, jogaram nos limites, proporcionando um belíssimo espetáculo até ao apito final. Ganhou o Santa Clara, mas também podia muito bem ter vencido o Aves SAD, já que quer uma quer outra equipa fizeram mais do que o suficiente para conquistar os 3 pontos