Líder e o capitão no duelo pelo pódio
Rui Duarte ouve Sérgio Conceição num treino do Olhanense. Em 2012, o então capitão foi extensão do técnico no relvado (Foto: Carlos Vidigal/ASF)

Líder e o capitão no duelo pelo pódio

NACIONAL15.05.202418:28

Na estreia como treinador, em 2012, Conceição teve em Rui Duarte voz forte no balneário do Olhanense; estabeleceram no emblema algarvio relação de grande amizade; em 2019 fizeram mesmo uma conferência de imprensa conjunta, quando o técnico bracarense estava no Casa Pia

Em janeiro de 2012, Sérgio Conceição dava os primeiros passos como treinador, ao serviço do Olhanense, e Rui Duarte era o capitão da formação algarvia, funcionado como extensão do técnico no relvado. Estavam longe de imaginar que mais de 12 anos depois estariam os dois em luta acesa pelo 3.º lugar do campeonato, com implicações tão profundas na forma como as equipas que orientam vão abordar a próxima época na Liga Europa.

Há uma relação de amizade e enorme respeito que liga os dois treinadores. Tanto assim é que a 5 de dezembro de 2019, depois de um jogo entre Casa Pia e FC Porto, para a Taça da Liga, Rui Duarte, na época treinador dos gansos, cruzou-se com o seu antigo líder e decidiram, logo ali, fazer uma conferência de imprensa conjunta. Os dragões venceram por 3-0, resultado que dava jeito a Conceição repetir sábado, em Braga, mas as armas que Rui Duarte tem agora à sua disposição são agora diferentes.

Rui Duarte marcou o primeiro golo da era Conceição como treinador

O primeiro golo

O homem escolhido como sucessor de Artur Jorge para o que resta da época no SC Braga teve, em 2012, um papel importante no arranque da carreira de treinador de Sérgio Conceição, em Olhão. Foi ele a marcar o primeiro golo, de penálti, na estreia de Conceição – derrota por 2-1 frente ao Marítimo, a 8 de janeiro, no Funchal - e também apontou, igualmente de grande penalidade, o tento que garantiu o primeiro triunfo do Olhanense sob o comando do jovem técnico, por 2-1, contra o Beira-Mar, a 15 de janeiro de 2012 – Wilson Eduardo marcou o primeiro dos algarvios.

A conferência de imprensa conjunta de Rui Duarte e Conceição, no final de um jogo da Taça da Liga entre Casa Pia e FC Porto

Por estar castigado, em virtude de ter visto o quinto amarelo da temporada no dérbi com o Boavista, Sérgio Conceição não irá sentar-se no banco no desafio de encerramento da campanha na Liga, em Braga. Vítor Bruno será a sua ‘voz’ no relvado. Poderá – se quiser – apresentar-se na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga no pós-jogo, mas é pouco provável que haja uma nova conferência de imprensa conjunta.

Final perdida com SC Braga

«O Sérgio é um amigo e uma referência, aprendi muito com ele, tive essa sorte. Obviamente que é um jogo especial, sendo ele uma referência. É um treinador que não engana, tudo o que transparecer é o que quer que a equipa seja dentro de campo. É um treinador intenso, mas vamos estar preparados para isso», disse em 2019, por ocasião do duelo na Taça da Liga. Provavelmente, na antevisão do desafio que vai definir qual das equipas termina no último lugar do pódio, o discurso de Rui Duarte será parecido.

Nesse jogo da Taça da Liga que o FC Porto ganhou por 0-3 ao Casa Pia, no Estádio Pina Manique, Diogo Costa foi o titular na baliza dos dragões e Iván Marcano suplente. O espanhol é outro dos ‘sobreviventes’ desse primeiro e único duelo entre Rui Duarte e Sérgio Conceição. Renzo Saravia, Luis Díaz e Tiquinho Soares marcaram pelos azuis e brancos. O FC Porto chegou à final, mas perdeu a Taça da Liga... para o SC Braga, que jogava em casa. Golo de Ricardo Horta, aos 90+5...