José Mota aponta «falta de coragem» do Farense em Alvalade
José Mota em Alvalade Miguel Nunes/ASF

José Mota aponta «falta de coragem» do Farense em Alvalade

NACIONAL03.03.202421:22

Reação do treinador dos algarvios em conferência de imprensa

Sofrer o 3-2 foi o momento do jogo?

«Não. Eu acho que não entrámos bem no jogo. Demos liberdade ao Sporting para jogar. Sabíamos e conhecíamos os seus movimentos. É uma excelente equipa e estão com uma dinâmica incrível. Muitas vezes não conseguimos anulá-las. Os primeiros minutos foram difíceis, muito por mérito do adversário e alguma falta de coragem nossa. Temos de ter ousadia, saber ter bola e saber sair com precisão. Mérito do Sporting e demérito nosso. A justiça do resultado final não está em causa. A partir de um certo período da primeira parte fomos bem mais organizados. Tivemos o remate do Falcão e o grande golo do Mohamed Belloumi e começámos a pensar que poderíamos ter agumas hipóteses. Ao intervalo falámos, se tivermos coragem. Eu tenho uma equipa de campeões. Na segunda parte fizemos o 2-2 e foi pena que não conseguíssemos mais tempo. O Sporting acabou a defender com tudo, muitas vezes no despero a atirar a bola para longe. Não sei se o Sporting esta época a vencer 2-0 conseguiu deixar fugir o resultado como aqui.»

O Farense melhorou depois do intervalo, o que mudou táticamente?

«Foi o golo do Belloumi  que deu confiança. A segunda parte veio com uma bola na trave a nosso favor e percebemos que não tínhamos nada a perder. Conseguimos ser mais agressivos e o nosso meio-campo começou a dominar muitas vezes o meio-campo do Sporting. Lutámos até ao final e mantivémos o resultado incerto até ao final.»

Por duas vezes, o Farense já fez tremer o Sporting. O que é que essa reação pode ajudar a inverter o ciclo menos positivo que a equipa está a enfrentar neste momento?

«Esta equipa sempre deu boas respostas. Não temos os melhores jogadores do mundo nem eu sou o melhor treinador do campeonato, mas em termos de disciplina se calhar estamos no topo... Falta-nos outros argumentos e temos feito este campeonato com qualidade. Não foram dois jogos com o Sporting, na Taça da Liga também marcámos em Alvalade dois golos [derrota por 2-4]. Fizemos seis golos ao Sporting. Temos trabalhado muito bem.»