John Textor: «Tenho áudio de um árbitro a admitir manipular um jogo»
John Textor

John Textor: «Tenho áudio de um árbitro a admitir manipular um jogo»

INTERNACIONAL10.03.202410:32

Dono do Botafogo tem feito várias críticas à arbitragem brasileira

Num vídeo publicado no próprio site na última noite, John Textor afirmou que tem evidências de um árbitro «de uma divisão inferior» que comprovam existir casos de corrupção no futebol brasileiro.

«Eu recebi um áudio de um funcionário ligado à CBF [Confederação Brasileira de Futebol]. Foi validado e autenticado. Também está nas mãos da polícia e estiveram nas mãos de governantes por um ano. Foi numa divisão inferior. Há uma gravação de um árbitro dizendo que estava triste de ter perdido dinheiro porque o jogo que ele estava a tentar manipular não tinha corrido da forma que ele estava a tentar influenciar», explicou o proprietário maioritário do Botafogo.

«Ele foi específico: ele deu um minuto concreto no relógio e marcou um penálti que não deveria e o avançado que bateu o penálti acertou no poste. Ele reclamou, disse que que fez tudo o que foi possível», explicou Textor.

O empresário norte-americano também comentou outro caso que envolveu um jogo do Palmeiras de Abel Ferreira e que a CBF investigava. Mas Textor não fez nenhuma acusação ao clube paulista.

«Havia um relatório de manipulação de resultados (…) relacionado com um jogo que terminou em 2022, era um jogo do Palmeiras, mas o Palmeiras não estava envolvido. Era um Palmeiras-Fortaleza», continuou.

Em 2022, o Palmeiras jogou com o Fortaleza duas vezes, ambas para o campeonato. O jogo da 1.ª volta terminou sem golos, mas nos primeiros minutos houve um golo anulado ao Fortaleza, após intervenção do VAR.

O Palmeiras venceu o segundo jogo por 4-0, quando já se havia sagrado campeão brasileiro. Curiosamente, o árbitro FIFA Wilton Sampaio ajuizou estas duas partidas.