Iván Jaime: o que falta para ser dragão e quanto vai custar

FC Porto Iván Jaime: o que falta para ser dragão e quanto vai custar

NACIONAL01.07.202321:49

Apesar de o processo de contratações estar estagnado - exceção feita à situação de Fran Navarro, já apalavrado com o Gil Vicente desde janeiro passado -, pendente dos movimentos de saída que se possam efetuar no decurso desta janela de transferências de verão, a SAD liderada por Pinto da Costa tem, ainda assim, alguns dossiês em andamento e um deles prende-se com Iván Jaime, a coqueluche do plantel do Famalicão, que na época passada voltou a ser uma das figuras do conjunto minhoto.


Visto por muitos como um jogador com uma margem de progressão enorme, o tecnicista do Famalicão, que também despertou interesse ao Sporting e em concreto ao seu treinador Rúben Amorim, está há mais de um ano no radar dos azuis e brancos e, não fosse uma lesão grave que sofreu em 2021, poderia mesmo estar no Dragão mais cedo. Tal como A BOLA deu conta desse interesse na altura, que se reacendeu nas últimas semanas em face das excecionais exibições, os dragões voltam à carga com a clara intenção de agarrar o espanhol de 22 anos para a próxima temporada.


Iván Jaime tem características técnicas muito acima da média, é um jogador vocacionado para atuar nas costas dos avançados, mas com versatilidade para também criar desequilíbrios nas alas.


Foi, de longe, o jogador mais influente do conjunto de João Pedro Sousa no campeonato, ele que tem contrato até 2025 e o valor do seu passe ultrapassará já os cinco milhões de euros, sendo que o Málaga, anterior clube, conservou 25 por cento dos seus direitos económicos.  


As exibições do médio nas duas meias-finais da Taça de Portugal - em especial a que disputou no Estádio do Dragão, na qual apontou um golo de belo efeito a Cláudio Ramos, dissipou qualquer dúvida relativamente ao enorme potencial do espanhol, uma espécie de diamante em bruto e que pode ser lapidado por Sérgio Conceição.


ABORDAGEM SÉRIA E VALORES
A polémica sobre alegados insultos racistas de Colombatto a Pepe na meia-final do Estádio do Dragão não beliscaram as relações entre as SAD’s lideradas por Pinto da Costa e Miguel Ribeiro, que se devem sentar à mesa nas próximas semanas para tentaram chegar a uma plataforma de entendimento, sendo que, naturalmente, os minhotos querem elevar a fasquia o mais possível, pois detêm apenas 75 por cento dos direitos económicos do atleta, por quem pagaram 500 mil euros aos espanhóis do Málaga.


A BOLA sabe que a intenção dos minhotos passa por pedir 10/12 milhões de euros por Iván Jaime, um valor altíssimo para um jogador que não tem o estatuto de internacional, mas a verdade é que a transferência se deverá fazer para o Dragão, caso venha a ser consumada, entre cinco e sete milhões de euros, com o Famalicão a ficar com uma percentagem dos direitos económicos.


Uma coisa é certa: Sérgio Conceição aprova a contratação do talentoso médio, que pode dar à equipa azul e branca outras valências que neste momento não tem. Tem um perfil em tudo semelhante ao de Fábio Vieira, embora seja destro. O manancial técnico está lá todo e precisa apenas de retoques do técnico portista.


Os adeptos do FC Porto inundam as redes sociais do espanhol, apelando que aceite jogar pelos dragões. Esse é seu objetivo, especialmente pisar os grandes palcos da Champions, o que pode pesar na escolha final…