«Israel pode ser o futuro na baliza do Uruguai»
Gustavo Ferreyra fala da evolução de Franco Israel (IMAGO)

ENTREVISTA A BOLA «Israel pode ser o futuro na baliza do Uruguai»

NACIONAL03.03.202411:00

Os elogios de Gustavo Ferreyra, técnico uruguaio que levou o guarda-redes dos leões ao Mundial sub-20 em 2019, em conversa com A BOLA

Gustavo Ferreyra é um dos técnicos que melhor conhece o potencial de Franco Israel. O uruguaio, de 51 anos, com passado nas seleções jovens, trabalhou com o guarda-redes dos leões em vários escalões e foi o responsável pela sua chamada ao Mundial sub-20 em 2019. Em conversa com A BOLA, o técnico, que recentemente deixou o Club Atlético Cerro, deixou muitos elogios ao compatriota e falou numa oportunidade única para provar que é um guardião de alto nível.

— Trabalhou quatro anos com Franco Israel e em 2019 convocou-o para o Mundial sub-20. Como tem visto a sua evolução nos últimos anos?

– É um guarda-redes que tecnicamente é muito evoluído entre os postes e que sabe sair nos cruzamentos. No tempo que trabalhei com ele precisava muito de trabalhar o seu jogo com os pés, mas sei que melhorou muito nessa área. Tem muita personalidade e um bom futuro pela frente. Há males que abrem portas  e acredito que esta seja a sua grande oportunidade para se consolidar como um guarda-redes de alto nível.

Franco Israel vai estrear-se na Liga esta temporada diante do Farense (IMAGO)

— Está bem identificado com a realidade da seleção uruguaia e o Franco Israel tem feito parte das últimas opções. Acredita que pode ser o futuro guarda-redes do Uruguai?

– Acredito sinceramente que sim, que pode ser o futuro da baliza do Uruguai, porque tem todas as condições para isso. Agora, para que isso seja uma realidade, precisa de jogar num nível elevado, algo que ainda lhe falta. Animicamente é um jogador forte e além disso é um miúdo muito preparado intelectualmente. Só precisa de jogar com maior regularidade para a porta da seleção se abrir.

— Com a experiência que tem, sobretudo num guarda-redes, esta é uma oportunidade única? Até que ponto ter Coates ao lado pode ser importante para ele?

Franco Israel tem 23 anos e esta será, por certo, até ao momento, a sua grande oportunidade para mostrar que é um guarda-redes de nível muito elevado. E seguramente que Coates será um apoio fundamental para lhe dar uma maior confiança. Não só porque é um colega de seleção, mas também porque é o capitão e uma das vozes de comando do plantel do Sporting.