IA elege melhor onze da época da Liga e as escolhas surpreendem
Hjulmand e João Neves ficaram de fora das escolhas (IMAGO)

IA elege melhor onze da época da Liga e as escolhas surpreendem

NACIONAL21.05.202419:25

Empresa Olocip escolheu a melhor equipa com recurso a algoritmo que utiliza Inteligência Artificial; Sporting e Benfica só com dois jogadores

Depois de cada adepto ter dado a sua opinião em relação ao melhor onze da temporada 2023/2024 na Liga Portugal, chegou, agora, a vez da Inteligência Artificial (IA) se juntar à festa do futebol. Numa publicação divulgada nas suas redes sociais, a Olocip elegeu aqueles que foram, para si, os melhores desta temporada (e algumas escolhas são surpreendentes).

Começando na baliza, a IA deixa de fora o titular da seleção portuguesa, Diogo Costa, e o guarda-redes encarnado, Anatoliy Trubin, e elege Ricardo Velho, do Farense, como o melhor guardião da Liga nesta temporada. Na defesa, as escolhas são ainda mais polémicas: Wendell, do FC Porto, Zolotic, do Casa Pia, Gabriel Pereira, do Gil Vicente, e Rodrigo Gomes, do Estoril. Ficam de fora, por exemplo, os capitães dos três grandes (Coates, Otamendi e Pepe), Aursnes, que jogou a maior parte do tempo a lateral, e Gonçalo Inácio.

Num meio campo a quatro, saltam à vista as ausências de Morten Hjulmand e João Neves. Para este setor do terreno, os escolhidos foram Francisco Trincão, do Sporting, Zalazar, do SC Braga, Di Maria e Rafa, ambos do Benfica.

Quanto aos avançados, um deles era tão óbvio que nem a IA podia errar, falo do melhor marcador do campeonato, Viktor Gyokeres. Por fim, ao lado do sueco, uma das revelações desta edição da Liga, Rafa Mujica, do Arouca.

A ferramenta de IA explica, ainda, que, para escolher este onze, procedeu a uma avaliação objetiva de cada ação dos jogadores, de acordo com o contexto em que se encontravam (minuto, resultado e equipa adversária). Escolhas que não deixam de ser, no mínimo, pouco consensuais.