Gyokeres aprovado!

Sporting Gyokeres aprovado!

NACIONAL27.07.202300:12

Se a vitória dos leões diante da Real Sociedad animou o universo sportinguista, a estreia do avançado sueco Viktor Gyokeres, de 25 anos, deixou água na boca. Um golo na primeira oportunidade que teve e um sem número de pormenores alimentam a esperança de que os leões contrataram o homem certo para fazer abanar as redes das balizas adversárias.

«Sinceramente gostei muito. O que ainda tinha visto não me permitia ter uma opinião avalizada, mas com a Real Sociedad gostei mesmo muito. É um jogador de equipa, combativo, joga bem de costas para a baliza, assiste, é matador, como se viu no lance do golo, é um jogador que dá o litro em prol da equipa. A atitude, a categoria na finalização, foi top. Gostei mesmo muito. Foi o primeiro jogo, é certo, mas podem tirar-se algumas conclusões e estas características são essenciais», comentou Augusto Inácio, nada impressionado com o facto de o preço do jogador poder chegar aos €24M: «O futebol é mesmo assim, às vezes o barato sai caro e o caro sai barato. A confirmar-se a temporada que se perspetiva, e pelo que demonstrou, se cumprir com golos e títulos, vai acabar por não ser caro. Mas, repito, é apenas um jogo, pode ser prematuro, vamos esperar, mas diria que o Sporting tem ali bom reforço.»


Para Carlos Pereira, Gyokeres «foi uma agradável surpresa». «É muito interventivo nos lances, rápido, tem realmente uma apetência muito forte pelo golo, tem boa visão de jogo, boas receções exteriores e interiores, é bom no jogo aéreo, tem um grande foco na baliza, procura muito bem os espaços para rececionar a bola, faz boas diagonais, boas receções… Foi uma agradável surpresa», reforçou o antigo jogador e treinador do Sporting. «Gostei daquela dupla, Paulinho com ele, ainda que com Paulinho mais recuado. Mas gostei muito do seu jogo de costas para a baliza, nas receções, orientadas, muito bom no primeiro passe. Gostei sinceramente», acrescentou.


Litos, por seu turno, defende que «é um avançado que se calhar há algum tempo não se via em Portugal». A sua opinião em relação à qualidade do jogador é muito positiva. «Tendo em conta a sua disponibilidade, entrega, agressividade, potência no momento de rodar e ultrapassar adversários, a sua capacidade técnica, penso que o Sporting fez uma boa contratação. Vai encaixar bem na equipa. Se havia dúvidas em relação ao seu posicionamento, o Rúben Amorim acabou por demonstrar que ele será a tal referência, podendo jogar com o Paulinho ou com outros na frente de ataque. Parece-me que o Rúben Amorim não vai abdicar 3x4x3, podendo existir nuances que possam aparecer no decorrer do jogo para criar desconforto ao adversário. Mas o Sporting contratou um grande jogador», afirmou.


Oceano também ficou agradavelmente surpreendido. «Gostei do jogo que fez e neste início já demonstrou a sua excelente forma física. Acho que o Sporting acertou na contratação», opinou. E destacou: «O que mais me impressionou? «A potência física que tem. É um jogador explosivo, não dá tréguas aos defesas e entrega-se ao trabalho de equipa. Apoia quando tem de apoiar, mas também segura bem, está sempre à procura de rematar. Há muito tempo que não via um avançado com esta potência e esta capacidade.»


Uma posição reforçada por Carlos Xavier: «Fiquei surpreendido pelo pouco tempo de treino que tem. Nota-se que ainda não está na sua forma ideal, mas vai recuperar e demonstrou que, em termos de duelos, é imbatível. Vai dar muita dor de cabeça aos defesas contrários.»
Viktor Gyokeres prometeu e, para já, está aprovado com distinção…