França: direitos televisivos à venda por 800 milhões de euros
Liga Francesa de Futebol anunciou preçário válido para o período 2024-2029. Duas modalidades à escolha para os operadores
Valor milionário. A Liga Francesa de Futebol (LFP) anunciou esta terça-feira que os direitos de transmissão televisiva em direto da Ligue 1 para o período compreendido entre 2024-2029 serão colocados à venda por um total de 800 milhões de euros.
A LFP disponibilizará duas modalidades para a aquisição dos direitos para o mercado interno: um lote composto por três partidas (as duas primeiras e a quarta escolha de cada jornada), pacote que custa 530 milhões de euros, e outro, com seis jogos, que integra a terceira escolha e da quinta à nona, no valor de 270 milhões de euros.
É a primeira vez que a LFP negoceia um pacote com a duração de cinco anos e os operadores televisivos interessados em adquirir os direitos terão de se chegar à frente até ao próximo dia 16 de outubro.
«O futebol francês passou uma fase de forte perturbação. [Isso] persuadiu-nos a repensar o nosso modelo», afirmou o presidente da LFP, Vincent Labrune, que está «otimista» em relação aos frutos que as negociações irão dar, mesmo «ciente» dos desafios das mesmas.
Recorde-se que até ao próximo ano os direitos de transmissão televisiva em direto dos jogos da Ligue 1 são repartidos entre a Amazon Prime, que transmite sete jogos em cada jornada da prova, e o Canal+, detentor dos restantes dois jogos.