FC Porto: um mini que é o máximo
Francisco Conceição (foto: IMAGO)

FC Porto: um mini que é o máximo

NACIONAL18.04.202415:20

Francisco Conceição no auge da carreira; melhor produção de sempre em golos marcados (7); SAD prestes a resgatar o talentoso extremo ao Ajax por €10 Milhões

Da desconfiança ao brilhantismo. Assim se processou o regresso de Francisco Conceição ao FC Porto, depois de um ano menos sucedido ao serviço do Ajax, clube ao qual ainda se encontra vinculado, mas os dragões têm estabelecido com o emblema neerlandês numa cláusula de compra obrigatória do passe o jogador completar 25 jogos pela equipa principal, em partidas que o jovem esquerdino faça 45 minutos ou mais, o que, na verdade, está muito perto de acontecer.

É que caso jogue mais de 45 minutos com o Casa Pia em Rio Maior e o mesmo período de tempo no clássico com o Sporting, no dia seguinte às eleições, Francisco Conceição fica automaticamente amarrado aos dragões, que terão apenas de pagar 10 milhões de euros ao Ajax, clube que tentou reaver o jogador no mercado de janeiro, mas levou prontamente uma nega dos responsáveis azuis e brancos, mormente de Sérgio Conceição.

Apesar de ter sido vendido por metade (5 milhões), a SAD está na disposição de pagar o dobro para ter de novo o talentoso jogador, que esta época está num patamar de excelência e os números atestam essa veracidade.

Na sua carreira profissional, o recente internacional português, de 21 anos, tem sido uma das figuras do FCPorto esta temporada, desequilibrando ao máximo os jogos, como aconteceu agora com o V. Guimarães, em que ganhou o penálti que deu o 1-1 e apontou, pouco tempo depois, o golo da reviravolta no marcador.

CALAR LITERALMENTE OS CRÍTICOS

O regresso de Francisco Conceição ao Dragão ficou marcado por algumas críticas, mormente de Rui Moreira, presidente da Câmara municipal do Porto. Mas a verdade é que com grande resiliência e trabalho diário muito duro, o Messi do Olival calou literalmente os seus detratores com exibições de gala, apontamentos de classe e muita magia no relvado. Assume-se cada vez mais como o jogador mais influente do FC Porto desde que conseguiu alcançar o estatuto de titular e é hoje a grande figura do universo azul e branco, que lhe fez uma autêntica vénia no momento em que foi substituído no jogo com o V. Guimarães.

Francisco Conceição está a demonstrar a sua melhor versão e pretende ajudar o FC Porto a vencer os jogos que restam no campeonato, com os dragões a procurarem no mínimo chegar ao último lugar do pódio, que dá acesso à fase de grupos da Liga Europa.

SONHA COM O EUROPEU

Depois de se ter tornado internacional português recentemente, Francisco Conceição mantém a firme esperança de ser chamado por Roberto Martínez para o Campeonato de Europa da Alemanha deste verão. O extremo acredita se continuar a manter o registo de golos e assistências até final da temporada poderá figurar nas escolhas do selecionador nacional, que aprecia sobremaneira o estilo de jogo diferenciado do filho de Sérgio Conceição, valência que pode ser importante para desbloquear jogos fechados que Portugal possa vir a ter no torneio que irá disputar em terras germânicas.