FC Porto: criação de equipa sub-23 em estudo a longo prazo
Pereira da Costa, André Villas-Boas e Zubizarreta no Olival (Foto: FC PORTO)

FC Porto: criação de equipa sub-23 em estudo a longo prazo

NACIONAL15.05.202411:44

Projeto não será por agora, nem foi promessa do presidente; só com novas infraestruturas haverá espaço para uma nova equipa

O FC Porto está a analisar a criação de uma equipa de sub-23 a longo prazo.

A BOLA sabe que este é um processo em estudo por parte da nova administração da SAD, sendo certo que há ainda muitos pormenores que têm de ser devidamente analisados para que o projeto possa ser efetivamente concretizado. No entanto, e como não se trata de um compromisso assumido por AVB na campanha, será sempre um projeto para longo prazo e não para concretizar já.

A questão das infraestruturas é, porventura, aquela que mais peso terá na decisão de avançar com a criação da equipa de sub-23 já na próxima temporada. Recorde-se que André Villas-Boas anunciou, durante a campanha eleitoral, ser seu desejo criar uma nova academia nos terrenos do Olival, pelo que só depois disso é que estarão reunidas as condições tidas como desejáveis para que o FC Porto tenha mais uma equipa em competição. No entanto, refira-se, as obras de construção deste possível projeto ainda demorarão o seu tempo, pelo que projeto dos sub-23 depende sempre dessas obras. Na mesma linha, a equipa de AVB estuda a introdução no futuro do voleibol masculino, mas ainda longe de haver um plano concreto para a sua execução, porque implica custos que têm de ser calculados. O presidente do clube não se comprometeu com esses dois projetos, quer dinamizar a formação e apostar nas modalidades existentes e iniciar o processo de formação de uma equipa de futsal.

O projeto relativo à equipa de sub-23 terá como objetivo a abertura de um novo espaço competitivo para os jovens que saem da formação azul e branca e que, por uma ou por outra razão, não subam logo à equipa B, que compete na Liga 2, pelo que os sub-23 poderão permitir a continuidade desses mesmos jogadores no contexto azul e branco e, quando a estrutura assim o entender, darem o salto para a formação secundária.

Certas são das mudanças na equipa B, com António Folha na porta de saída, como A BOLA antecipou.

(Notícia atualizada às 13.01 horas)

FC Porto B: António Folha deve sair no final da época

14 maio 2024, 17:10

FC Porto B: António Folha deve sair no final da época

Nova administração da SAD portista vai proceder a mudanças na formação secundária; antigo internacional português deverá ser um dos 'sacrificados'; Ricardo Sousa e Tiago Moutinho são hipóteses em cima da mesa para a sucessão