Este clube pensou que estava perto de bater recorde mundial, mas... os penáltis não contam
The New Saints (IMAGO / Focus Images)

Este clube pensou que estava perto de bater recorde mundial, mas... os penáltis não contam

INTERNACIONAL09.02.202410:09

The New Saints, que participaram esta época nas fase de qualificação para Liga dos Campeões e Liga Conferência, chegaram às 27 vitórias seguidas, mas pelo meio tiveram uma vitória no desempate da marca das grandes penalidades. Guiness World Records só contabiliza triunfos nos 90 minutos

O recorde mundial de mais vitórias seguidas de um clube de futebol pertence ao clube galês The New Saints (TNS) desde dezembro de 2016, quando derrotou o Cefn Druids, por 2-0, encerrando uma série de 27 triunfos consecutivos.

Esta semana, o mesmo TNS, que habitualmente joga apenas para milhares de adeptos, pensava ter igualado o seu próprio recorde, mas não foi o caso. A Associação de Futebol do País de Gales questionou o Guiness World Records sobre se uma vitória no desempate da marca das grandes penalidades contava para a série de triunfos consecutivos. Acontece que a organização respondeu de forma afirmativa, tendo, mais tarde, voltado atrás na decisão. 

O TNS, que acreditava ter chegado às 27 vitórias consecutivas, passava a ter ‘apenas’ duas dezenas, já que pelo meio levou a melhor diante de um adversário no desempate dos penáltis.

«Claro que estamos desiludidos por saber que as nossas 27 vitórias não servem para igualar o recorde mundial», reagiu o clube galês, que, esta época, participou nas eliminatórias de qualificação para Liga dos Campeões e Liga Conferência.

Hacken-The New Saints para a fase de qualificação para a Liga dos Campeões (IMAGO / PA Images)

O treinador Craig Harrison, ao The Athletic, também comentou: «Houve um mal-entendido e alguma confusão. O que torna isto mais fácil é o recorde que nós já temos.»

O recorde anterior, batido em 2016, pertencia ao Ajax de Cruyff do início da década de 1970, com 26 triunfos seguidos.

«Lembro-me que em 2015/2016 batemos o recorde pela primeira vez e estamos entusiasmados, porque ultrapassámos o Ajax. Fiz muito para que não fossemos comparados com aquela grande equipa do Ajax com Cruyff. É tudo relativo, mas ainda é uma conquista fantástica e inacreditável chegar aos 27 jogos seguidos a vencer. É incrível bater o recorde uma vez. Disse na altura que era uma oportunidade única, então fazê-lo novamente…», afirmou Craig Harrison, à agência PA