Daniel Sousa admite que situação «não é confortável» mas «quer muito» vencer o SC Braga
Daniel Sousa (Foto: JOSÉ COELHO/LUSA)

Daniel Sousa admite que situação «não é confortável» mas «quer muito» vencer o SC Braga

NACIONAL05.04.202416:01

Técnico arouquense projeta o duelo de amanhã frente aos arsenalistas, a sua próxima equipa em 2024/25; assume o esfriamento de relações com a atual administração dos lobos

Daniel Sousa projetou o jogo em Braga, no contexto de numa semana agitada pelas duras críticas da administração do Arouca quer ao seu treinador quer ao SC Braga pela forma como anteciparam a celebração de um contrato de trabalho em vésperas do jogo que oporá, amanhã, às 18 horas, lobos e guerreiros.

Como foi lidar com toda esta situação de ser anunciado como treinador do SC Braga?

«Vou ser muito honesto. Não é uma situação confortável tudo isto que se vive, sobretudo entre os clubes. Não é a situação que eu procuro na minha vida. Mas é uma situação que ocorreu. Aquilo que tem sido a minha carreira até agora é pautado pelo trabalho e nada pode afetar aquilo que é meu trabalho a não ser eu próprio. Partimos para esta semana com o mesmo espírito de todas as outras semanas, com a mesma ambição, a mesma mentalidade de querer fazer bem as coisa, ganhar os jogos e andar para a frente na tabela.»

Este jogo acaba por ter uma importância maior para si?

«Tudo isso que está a ser gerado pelas circunstâncias que estão a acontecer tem exclusivamente importância mediática. Pode haver mais ou menos ruído, mas isso não mexe nem afecta a essência do jogo, a essência do jogo são os jogadores, é o jogo em si e o querer ganhar. Aquilo que eu e os jogadores queremos muito é ganhar o jogo.»

O presidente Carlos Pinho visou-o no seu descontentamento pela forma como decorreu todo o processo. Como encara esta reação?

«Não faz parte do treinador comentar qualquer coisa que seja da hierarquia do clube. São coisas que se acabam por resolver internamente.»

A estrutura do Arouca [Joel Pinho e Carlos Pinho] referiu o esfriamento das relações com o atual treinador do Arouca. Isso afeta-o para o que resta do campeonato?

«Não afeta. Como eu já disse, a situação não é confortável, mas não afeta em nada aquilo que são as relações, o trabalho e as ambições do clube, seja as ambições das pessoas que estão à volta do clube, seja as da equipa técnica ou dos jogadores. Não afeta a situação de ninguém.»

Todo este contexto mediático à volta do jogo é algo que passa para dentro do balneário?

«Não. A minha vida não tem a ver com o momento, tem a ver com o que faço desde sempre. Não tenho redes socias, eu protejo-me porque sei que há coisas que podem ter mais ou menos impacto nas pessoas. O jogador de futebol também faz isso, bastante. Obviamente que há redes próximas dos jogadores que podem ter mais ou menos impacto, mas isso depende de cada um. Em termos de equipa, não teve qualquer impacto.»

Que tipo de reação espera do SC Braga?

«Esperamos uma equipa com uma organização e dinâmicas bem identificadas, que tem muito a ver com a qualidade individual e com aquilo que fazem nos corredores. A forma como marcam golos também é bastante padronizada. Mesmo quando identificadas são difíceis de contrariar, mas é o que vamos procurar fazer.»

Dado o contexto que foi criado, o jogo em Braga é para si o mais difícil desta época?

«Não. Todos os jogos são difíceis. É uma mensagem que eu passo desde o início à equipa. Temos de entrar em campo sempre para ganhar, essa é a nossa mentalidade. Obviamente que quando defrontámos adversários que lutam por outros objetivos, e sempre falei disso quando jogamos contra o Benfica, o Sporting ou o Porto, os níveis de alerta são distintos durante o jogo. Cabe ao treinador alertar e gerir espectativas para todos os jogos.»

Como lida com a situação de ir defrontar um adversário do qual vai ser o treinador na próxima época? Como é que o plantel reagiu a essa informação?

«Isso já foi dissecado. Se eu estiver aqui a bater no assunto vou torná-lo num tema. Percebo que há todo o interesse em perceber, mas esse não é o tema nem é o momento. O tema e o momento são o jogo de amanhã. A equipa está extremamente focada neste encontro, a forma como treinamos esta semana permite-me dizer que estivemos extremamente focados na tarefa para este jogo. Não houve nenhuma alteração de padrão daquilo que é o comportamento do plantel. Isso é o que me interessa.»

O Arouca parte para o duelo em Braga apenas com duas limitações. O lateral Tiago Esgaio está emprestado pelo SC Braga e não pode ir a jogo, tal como Trezza, punido com um jogo de suspensão após o 5º amarelo diante do Farense, na ronda anterior,

Destaques