Cabeçada de Ganchas garante ponto ao Paços de Ferreira em Tondela
Pedro Ganchas restabeleceu o empate ao minuto 41. Foto: Liga Portugal

Cabeçada de Ganchas garante ponto ao Paços de Ferreira em Tondela

NACIONAL05.02.202420:48

Central do Paços de Ferreira subiu à área adversária e fechou as contas; beirões pagaram caro as várias oportunidades desperdiçadas

No fecho da 20º jornada da Liga 2, o Tondela não foi além de um empate (1-1) caseiro frente ao Paços de Ferreira, e falhou o assalto ao 5.º lugar da prova.

A procurar vingar a derrota caseira na jornada passada com o Mafra (0-1), foi o Paços de Ferreira a assumir as rédeas do encontro, mas faltou frieza a Rui Fonte para, fora de área, dar melhor seguimento a um remate rasteiro, logo aos quatros minutos. 

Esta entrada fulgurante do conjunto visitante aos poucos foi-se perdendo, e acabou por ser o Tondela a inaugurar o marcador, por intermédio de Luan Farias, ao minuto 11. Jogada dos tondelenses pela direita, desenvolvida por Hélder Tavares, a encontrar o extremo brasileiro, que, não deu hipótese de defesa a Marafona, de cabeça. 

Faltava personalidade ao jogo dos castores e só um grande Marafona evitou que o resultado do Tondela fosse ampliado para 2-0. Contra-ataque dos beirões, após canto do conjunto visitante, a encontrar Luan Farias que, na possibilidade de bisar antes da meia-hora, preferiu assistir um isolado Rui Gomes que, aos 27’, acabou por não dar o melhor seguimento à jogada. 

Pedia-se uma resposta dos visitantes, de modo a equilibrar aquilo que tinha sido a avalanche ofensiva dos beirões desde o décimo minuto de jogo, mas a verdade é que o Paços continuava a apresentar muitas dificuldades em sair apoiado e a deixar muito espaço entre linhas, algo que Rui Gomes teimava em não tirar melhor proveito. Novo contra-ataque para o Tondela ao minuto 36, mas, desta vez, o esférico passou ligeiramente por cima da barra. 

Próximo do intervalo, o Paços de Ferreira começou a ganhar espaço no terreno e, na primeira oportunidade, restabeleceu o empate no marcador. Livre pelo corredor direito e Pedro Ganchas (42’), de forma oportuna ao segundo poste, fez o 1-1. 

No segundo tempo, as duas equipas equilibraram-se no que ao domínio do jogo diz respeito, mas as oportunidades tardavam em chegar. 

A primeira acabou por pertencer ao Paços de Ferreira, ao minuto 66, com Costinha a obrigar Ricardo Silva a uma defesa apertada. Na resposta, foi a vez de Tiago Almeida - que estava em campo há apenas um minuto - disparar forte, com a bola a passar próximo do poste, aos 69’. 

Com o aproximar do final do jogo, o comodismo pela distribuição de pontos começou a pairar sobre as duas equipas e o resultado não sofreu mais alterações no marcador.